Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Como instalar boias de nivel

Olá galera como prometido hoje estarei criando o artigo mostrando como fazer um comando para acionar e desligar uma motobomba pela boia elétrica ou pela opção manual ( liga/desliga ) através de botoeiras. Se você gosta do nosso trabalho na internet você poderia nos ajudar? Clique aqui!


Bom há varias situações e dependendo do jeito e tamanho da caixa pode ser que necessite utilizar outros métodos, mas o básico é esse.

A situação é a seguinte, temos por exemplo uma caixa que precisa ser enchida através de uma boma, que puxará água de um poço por exemplo e nesse poço não há necessidade de monitoramento de seu nível.

Publicidade:


A unica coisa que precisará ser feio é instalar uma boia na caixa onde essa boia irá ligar o motor quando faltar aguá e desligar quando estiver cheia para que não vaze.

Você precisará fazer um comando utilizando os componentes básicos, disjuntores, contatores, relé térmico para proteção do motor chave seletora para você colocar no painel a opção manual (será ligado pela botoeira caso a boia der problema) e opção automático ( o ligamento e desligamento será totalmente pela boia elétrica.

Então vamos a situação veja a imagem abaixo vamos simular caixa vazia onde ao abaixar a boia os seus contatos se fecham dando condição a ligação do motor.


Ok quando a boia descer conforme você tenha ajustado o contrapeso ela fechará o contato NA e dará condição de acionamento do motor para encher a caixa, abaixo você pode ver o diagrama de comando do nosso exemplo:


No exemplo utilizamos tensão 127V fase/neutro então quando a boia descer fechará o contato e acionará a boma desde que a chave seletora esteja na posição automática.

Vejamos agora o detalhe para caixa cheia:


Reparando no desenho acima, ao encher a caixa a boia vai subir até o ponto que o contrapeso mantenha ereta assim a bolinha desce e muda o contato de NF para NA desligando a bomba, detalhe a fiação será preto para fase e azul para retorno.

Vejamos abaixo o exemplo do diagrama elétrico para sistema cheio.


Observando o esquema perceba que seu contato (boia ) estará aberto assim desligando a boma e evitando o derramamento de aguá.

Vamos ver o detalhe de fiação de uma boia elétrica, referente aos esquemas acima:

Bom galera a explicação é essa não tem segredo, basta você identificar quem é o contato NA da boia utilize um multímetro deixe a boia para baixo, e utilize a fiação que der continuidade pois quando a mesmo subir irá desligar.

Publicidade:


A regulagem do contrapeso é muito importante para definir qual será o momento que a boia vai desligar e religar o sistema veja o detalhe:


Falamos das forma de ligação automática, porem comentamos que inserimos uma seletora para que caso tenha dado problema na boia você não fique na mão, então poder ligar e desligar a motobomba mesmo se a boia estiver com problema. Vejamos o diagrama na opção manual;


Observe que na seletora em S deixamos na opção manual assim pressionando a botoeira B1 a boma liga independente da boia. OK você pode desligar pela botoeira B0.

Publicidade:


Agora Felipe e se eu tiver um reservatório que irá mandar aguá para caixa principal, preciso que somente de condição de mandar aguá pára cima se os níveis do reservatório tiver condições; Ou seja não poder acionar a bomba se o reservatório estiver vazio, pois isso poderia causar problemas na boma certo!?


Então você deve inserir uma outra boia somente para monitorar a caixa do reservatório, veja o desenho acima para ter uma ideia. Abaixo veja o detalhe se baixar ou subir a boia.


Observando acima, quando estiver vazio, você colocará um contator auxiliar no mesmo circuito do comando principal dos esquemas cima, para que quando estiver vazia o contato antes do Ca ficar aberto e somente se a boia do reservatorio subir o contato se fechará dando condição de acionamento do sistema pela caixa principal. Vamos observar o diagrama abaixo do exemplo:



Nesse desenho você pode ver como funciona isso, veja a boia fechada isso é porque a aguá do reservatório esta alta assim ele mantem o contator auxiliar acionado dando condição para a outra boia entrar ou na opção manual, caso o nível do reservatório abaixe a boia comutará seu contato para NA desligando o AUX e impedindo o acionamento.

Detalhe: Se a caixa for muito de por exemplo 15 mil litros uma boia só não da conta terá que ter uma boia para o nível alto e outra para o nível baixo.

Bom galera espero que tenham gostado e entendido a forma que expliquei e elaborei os diagramas e desenhos, forte abraço e até o próximo artigo.

Recomendamos:

#


#