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Atividade em Comandos Elétricos - Semáforos

Olá pessoal hoje é um belo dia para um desafio bem legal em comandos elétricos em!! desenvolver um circuito de comando para um semáforo.

Capa do nosso artigo para ficar bem bonito no Blog :)
Falando de semáforos os semáforos que conhecemos na atualidade são eletrônicos, controlados por computador e utilizam LED, mas na década de 1980, era comum ter comandos elétricos (contatores/relés) no controle das luzes de tráfego, portanto esta atividade serve apenas para ampliar o conhecimento e a capacidade de desenvolver com elementos de comandos elétricos um sistema de cruzamento com semáforos.

Temos abaixo o exemplo do nosso raciocínio.


Bom como pode reparar na imagem representa o sistema proposto com a sequencia lógica das lâmpadas para manutenção do cruzamento.

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Vamos observar o circuito abaixo já montado de como deverá ficar no CADe SIMU 3.0, alias você pode baixar e criar e até simular e ver o funcionamento.

Clique para aumentar

Abaixo após dado a simulação e iniciado o sistema através da chave liga.


Vou detalhar o funcionamento para vocês compreender melhor:

O circuito utiliza quatro relés temporizadores para determinar os tempos durante os estágios e contatores auxiliares para as cargas (lâmpadas). São os temporizadores os relés T1,T2,T3,T4. Os contatores estão representados como: C1,C2,C3,C4.

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Ao energizar o circuito pelo LIGA T1 e C1 são imediatamente ligados, e T1(13;14) liga as lâmpadas de sinalização VD1 e VM2.

Após decorrido o tempo ajustado em T1, ele fecha o contato T2 (15;18), energizando C2 e T2 (21;22)  desliga VD1 e VM2.

Após decorrido o tempo ajustado em T2, ele fecha T2 (15;18), energizando C3 e T3 (21;22) abre desenergizando C1 e T1, que desliga C2 e T2 sequencialmente. C1 (13;14) e C2 (13;14) desligam VM2 e AM1. C3 (23;24) liga VM1 e VD2. C3 (13;14) mantém C3 e T3 energizados.

Decorrido o tempo ajustado em T3, ele fecha o contato T3 (15;18)  energizando C4 e T4. C4 (21;22) desliga VD2 e C4 (23;24) liga AM2. C4 (13;14) mantém C4 e T4 energizados.

Decorrido o tempo ajustado em T4, ele desliga C3 através de T4 (15;16). Com C3 desenergizado, seu contato NF volta e fecha energizando C1. C1 (21;22) desenergiza C4 e T4 AM2 e VM1 são desligadas.

ENTENDEU????

Bom creio que lendo pode ser bem confuso de se compreender neh! mas abaixo você pode ver o vídeo do sistema em simulação:


Bom galera o artigo de hoje foi esse espero que tenham gostado, e não tenham preguiça de treinar comandos elétricos em seja fera em comandos e não fique apenas em sistemas simples de acionamento de motores vamos mais além!

Forte abraço Felipe Vieira, há e veja um artigo sobre curiosidade sobre os semáforos.

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