Olá pessoal hoje é um belo dia para um desafio bem legal em comandos elétricos em!! desenvolver um circuito de comando para um semáforo.
Falando de semáforos os semáforos que conhecemos na atualidade são eletrônicos, controlados por computador e utilizam LED, mas na década de 1980, era comum ter comandos elétricos (contatores/relés) no controle das luzes de tráfego, portanto esta atividade serve apenas para ampliar o conhecimento e a capacidade de desenvolver com elementos de comandos elétricos um sistema de cruzamento com semáforos.
Bom como pode reparar na imagem representa o sistema proposto com a sequencia lógica das lâmpadas para manutenção do cruzamento.
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Vamos observar o circuito abaixo já montado de como deverá ficar no CADe SIMU 3.0, alias você pode baixar e criar e até simular e ver o funcionamento.
Abaixo após dado a simulação e iniciado o sistema através da chave liga.
Vou detalhar o funcionamento para vocês compreender melhor:
O circuito utiliza quatro relés temporizadores para determinar os tempos durante os estágios e contatores auxiliares para as cargas (lâmpadas). São os temporizadores os relés T1,T2,T3,T4. Os contatores estão representados como: C1,C2,C3,C4.
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Ao energizar o circuito pelo LIGA T1 e C1 são imediatamente ligados, e T1(13;14) liga as lâmpadas de sinalização VD1 e VM2.
Após decorrido o tempo ajustado em T1, ele fecha o contato T2 (15;18), energizando C2 e T2 (21;22) desliga VD1 e VM2.
Após decorrido o tempo ajustado em T2, ele fecha T2 (15;18), energizando C3 e T3 (21;22) abre desenergizando C1 e T1, que desliga C2 e T2 sequencialmente. C1 (13;14) e C2 (13;14) desligam VM2 e AM1. C3 (23;24) liga VM1 e VD2. C3 (13;14) mantém C3 e T3 energizados.
Decorrido o tempo ajustado em T3, ele fecha o contato T3 (15;18) energizando C4 e T4. C4 (21;22) desliga VD2 e C4 (23;24) liga AM2. C4 (13;14) mantém C4 e T4 energizados.
Decorrido o tempo ajustado em T4, ele desliga C3 através de T4 (15;16). Com C3 desenergizado, seu contato NF volta e fecha energizando C1. C1 (21;22) desenergiza C4 e T4 AM2 e VM1 são desligadas.
ENTENDEU????
Bom creio que lendo pode ser bem confuso de se compreender neh! mas abaixo você pode ver o vídeo do sistema em simulação:
Bom galera o artigo de hoje foi esse espero que tenham gostado, e não tenham preguiça de treinar comandos elétricos em seja fera em comandos e não fique apenas em sistemas simples de acionamento de motores vamos mais além!
Forte abraço Felipe Vieira, há e veja um artigo sobre curiosidade sobre os semáforos.
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Capa do nosso artigo para ficar bem bonito no Blog :) |
Temos abaixo o exemplo do nosso raciocínio.
Bom como pode reparar na imagem representa o sistema proposto com a sequencia lógica das lâmpadas para manutenção do cruzamento.
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Vamos observar o circuito abaixo já montado de como deverá ficar no CADe SIMU 3.0, alias você pode baixar e criar e até simular e ver o funcionamento.
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Abaixo após dado a simulação e iniciado o sistema através da chave liga.
Vou detalhar o funcionamento para vocês compreender melhor:
O circuito utiliza quatro relés temporizadores para determinar os tempos durante os estágios e contatores auxiliares para as cargas (lâmpadas). São os temporizadores os relés T1,T2,T3,T4. Os contatores estão representados como: C1,C2,C3,C4.
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Ao energizar o circuito pelo LIGA T1 e C1 são imediatamente ligados, e T1(13;14) liga as lâmpadas de sinalização VD1 e VM2.
Após decorrido o tempo ajustado em T1, ele fecha o contato T2 (15;18), energizando C2 e T2 (21;22) desliga VD1 e VM2.
Após decorrido o tempo ajustado em T2, ele fecha T2 (15;18), energizando C3 e T3 (21;22) abre desenergizando C1 e T1, que desliga C2 e T2 sequencialmente. C1 (13;14) e C2 (13;14) desligam VM2 e AM1. C3 (23;24) liga VM1 e VD2. C3 (13;14) mantém C3 e T3 energizados.
Decorrido o tempo ajustado em T3, ele fecha o contato T3 (15;18) energizando C4 e T4. C4 (21;22) desliga VD2 e C4 (23;24) liga AM2. C4 (13;14) mantém C4 e T4 energizados.
Decorrido o tempo ajustado em T4, ele desliga C3 através de T4 (15;16). Com C3 desenergizado, seu contato NF volta e fecha energizando C1. C1 (21;22) desenergiza C4 e T4 AM2 e VM1 são desligadas.
ENTENDEU????
Bom creio que lendo pode ser bem confuso de se compreender neh! mas abaixo você pode ver o vídeo do sistema em simulação:
Bom galera o artigo de hoje foi esse espero que tenham gostado, e não tenham preguiça de treinar comandos elétricos em seja fera em comandos e não fique apenas em sistemas simples de acionamento de motores vamos mais além!
Forte abraço Felipe Vieira, há e veja um artigo sobre curiosidade sobre os semáforos.
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