Header AD

Você precisa compreender comandos elétricos

Olá queridos aqui é seu amigo Felipe Vieira e nesse artigo mostraremos um simples diagrama de partida direta ou seja um tipo de comando básico, que serve para acionar qualquer tipo de motor elétrico seja trifásico ou bifásico/monofásico desde que seja abaixo de 10CV. A questão é que muitas vezes você não possa compreender o que é cada item referente a tal simbologia no diagrama do circuito elétrico.

Publicidade:

Então resolvi criar esses esquemas para você se familiarizar de qual item estamos se referindo a tal simbologia no circuito de comando e de força, observe a primeira imagem mostraremos o diagrama de força de um sistema partida direta ou seja quais itens estaremos utilizando nesse exemplo?


Observe a imagem e a sua simbologia e quais itens usados na pratica para montagem desse circuito de força de uma partida direta, ou seja alimentação trifásica, disjuntor trifásico para proteção do circuito de força, o contator trifásico contendo os contatos de força, o componente relé térmico que o mesmo será utilizado para proteger o motor elétrico contra sobrecargas e por fim um motor elétrico de indução trifásica.

Publicidade:

Vamos observar agora o circuito de comando ou seja os componentes utilizados para acionar o contator da imagem acima.


Temos como exemplo duas fases como alimentação do circuito e utilizamos um disjuntor bifásico como exemplo para proteção do circuito elétrico do comando em exemplo, abaixo do contator temos os contatos do relé térmico esses contatos estarão no próprio componente relé térmico, logo após ter passado a fiação pelo relé térmico você pode observar que temos abaixo o botão de pulso de cor vermelha com o contato NF ou NC (normal fechado) que servirá para interromper a passagem da tensão elétrica e desligará o comando, agora abaixo tempos o botão de pulso de cor verde com contatos NA ou NO (normal aberto) que servirá para acionar a bobina do contator, observe que em paralelo com esse -3 e -4 você precisa fazer o circuito de selo o contato 13 e 14 correspondente a imagem acima esse estará no contator, e por fim a simbologia da bobina de um contator e um exemplo de uma bobina de contator elétrico esse item possui os contatos A1 e A2 apenas e o mesmo sempre estará dentro dos contatores elétricos.

Publicidade:

Agora vamos observar os diagramas sem exemplos dos componentes; Circuito de Força da Partida Direta.


Circuito de Comando Partida Direta.


Pessoal, se você ainda tem dúvidas sobre comandos elétricos e quer fazer nosso curso totalmente online e em vídeo aulas, ensinando na teoria e na pratica como realizar a montagem dos circuitos, você pode solicitar nosso curso clicando no botão abaixo:


Lembrando que finalizando o curso online você receberá o certificado do treinamento Online!

Você precisa compreender comandos elétricos Você precisa compreender comandos elétricos Reviewed by Ensinando Elétrica on 12:40 Rating: 5

3 comentários

  1. Pq o contato A2 de K1 está ligado em uma fase ???
    O correto não seria o contato A2 de K1 ligado em um neutro ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que determina isso será a tensão da bobina do contator na prática se eles forem em 127Volts ai sim você aplica o neutro direto no A2 mas como no exemplo fiz como se fosse duas fases então esta a fase direta.

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Deixe seu comentário sobre esse artigo, você também pode personalizar com o emoticons disponíveis acima. Em breve estaremos respondendo. Lembre - se para comentar você deve ser um membro do Blog, você pode seguir pelo gadjet seguidores.

Receba conteúdo no e-mail!

Junte-se a 7456 leitores e receba os melhores artigos sobre elétrica:

Delivered by FeedBurner