Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Atividade em Comandos Elétricos

Atividade em Comandos Elétricos 

Olá Elétricos vamos fazer uma atividade em Comandos Elétricos? pois quero que você aprenda e veja como funciona comandos elétricos então essa semana estarei criando sequencia de artigos somente relacionado a criação e explicação em diagramas e circuitos de comandos elétricos.



E nesse segundo artigo Chamado Estrela Triângulo com Reversão montaremos esse Circuito para você aprender como montar o mesmo na sua bancada ou até mesmo no CADE SIMU.

A chave estrela triângulo reversora tem a possibilidade de aplicação da redução da corrente de partida em ambos os sentido de rotação. Deve - se ter em mente que para aplicar a chave corretamente na reversão, o motor deve estar parado. Nessa atividade vamos montar uma possibilidade de criação para o circuito estrela triângulo com reversão, então já deixarei a imagem disponível para serem avaliadas.


Nota: A partir desta atividade será descrito o funcionamento dos circuitos de maneira simplificada, para que o detalhamento do funcionamento dos diagramas, com base nos apresentados até agora, sirva de exercício e base de estudo. Vamos observar a imagem abaixo, criada pelo Eletrotécnico Felipe Vieira.

(clique na imagem para aumentar)
Descrição Simplificada do Funcionamento
Temos quatro contatores no circuito de força, sendo K1 e K2 os contatores responsáveis pela reversão, K3 fecha o triângulo com K1 ou K2 e K4 fecha a estrela na partida estrela.A sequencia do circuito de força nessa atividade seria K1 ou K2 em conjunto com K4 (K4 entra primeiro), temporização, sai K4 e entra K3.

Partida em Estrela

Pressionando S1 (liga) ou S2 (liga), energiza-se K4 e 2dT1. De acordo com o botão pressionado energiza-se K1 ou K2. O Motor parte em estrela. Fechando o Motor 4,5,6 através de K4 e K1 ou K2 energizando 1,2,3.

Partida em Triângulo

Terminada a contagem de tempo, 2dT1 tira o K4 do circuito e K3 é energizado. O motor passa para triângulo. Caso esteja partido no sentido horário os contatores responsáveis pelo triangulo será K1 e K3. Fazendo assim o fechamento do motor para triângulo. 1 com 6, 2 com 4, 3 com 5.

Parada do Motor

A parada do motor é efetuada pressionando S0 (desliga)

Parada por Defeito no Circuito de Comando

O motor pode parar por um problema de sobrecarga, já que o relé térmico desliga o circuito de comando ou se um dos fusíveis de comando queimar.

Iluminação de Funcionamento

A instalação dos LEDs (luminosos) é muito importante para o eletricista saber sem mesmo ter que abrir o painel qual o tipo de erro que pode estar ocorrendo. Observando o diagrama de comando temos 4 LED sendo que o primeiro so acenderá quando o motor estiver desenergizado indicando motor parado e comando desarmado, o segundo LED acenderá assim que dermos a partida no motor assim indicando que o mesmo esta fechado para estrela, após o tempo do temporizador esse LED apagara e acionada o terceiro LED, isso tanto para sentido horário e anti-horário. Observando o ultimo LED ele é do contato aberto do relé térmico ou seja quando houver uma sobrecarga e o comando todo desligar o LED acenderá no painel e indicará que o mesmo esta necessitando reparo ou apenas um "reset".

Bom pessoal é isso espero que tenham gostado do artigo. Caso queira um curso completo de comandos elétricos é claro você deve fazer o mesmo na nossa plataforma online! Clique abaixo para iniciar seu curso e aprender tudo sobre comandos elétricos.




#


#