Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Atividade em Comandos Elétricos - Acionamento de 5 motores elétricos

 No artigo de hoje, vamos elaborar uma seguinte atividade. Acionamento de 5 motores elétricos de 5cv através de um painel de comandos elétricos. Abaixo você pode observar o painel de comando já montado na prática. Agora você pode baixar o APLICATIVO DO BLOG E TER O BLOG NA PALMA DE SUAS MÃOS.


Para você montar essa atividade você deve baixar o simulador de circuitos de comandos elétricos o CADe SIMU.


Baixe o CADe SIMU clicando aqui

Descrição dos itens que consta nesse quadro de comandos elétricos.


Item número 01 - Botoeira dupla NA/NF

Item número 02 - Sinaleira LED

Item número 03 - Relé falta de fase

Item número 04 - Relé térmico

Item número 05 - Contator trifásico

Item número 06 - Disjuntor trifásico

Item número 07 - Relé térmico

Item número 08 - Borneiras

Utilizando o CADe SIMU para elaboração do esquema elétrico, baixe o simulador para você realizar a montagem dessa atividade e simular o circuito.


Inserido os componentes do circuito de potência, como a simbologia dos contatores, relés térmicos e relé falta de fase e as borneiras. Então ao baixar o CADe SIMU você pode fazer conforme exemplo acima, inserindo os componentes e renomeando os itens conforme o exemplo.


Inserido os componentes do circuito de comando, como as botoeiras e chave seletora LED e as bobinas para acionamento das contatoras, faça conforme o exemplo acima.


Faça a fiação do circuito de potência conforme exemplo acima, o mesmo circuito que é realizado no diagrama do desenho no circuito físico ficará igual.


Faça a inserção da fiação do circuito de comando conforme exemplo acima, após a montagem você renomeia os itens conforme o exemplo e realiza a simulação do circuito.

Lembre-se de baixar o CADe SIMU para elaborar essa atividade em comandos elétricos, é isso galera espero que tenham gostado e até a próxima.
#


#