Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Primeira aula de comandos elétricos

Olá amigos, esse artigo é especialmente para você que tem interesse em aprender comandos elétricos de uma forma simples e fácil. Recomendo que antes de mais nada, que vc baixe o simulador de circuitos CADe SIMU para a realização dessa atividade no seu PC. [Atualizado dia 01/05/2020]



Antes de iniciar a montagem de um painel de comandos elétricos, você deve conhecer sobre os componentes que irá utilizar. No exemplo dessa atividade teremos o diagrama "partida direta".



Conhecendo os itens que utilizaremos nesse exemplo:


É importante que você conheça os componentes elétricos que você vai utilizar para montar o seu painel de comandos elétricos.

Para que serve cada item desse:

Disjuntores - Proteção contra sobre-cargas e curto circuitos da rede.
Contator Elétrico - Acionamento da carga trifásica (não protege contra nada, é apenas um liga/desliga circuitos trifásicos)
Botoeira NA - Botão de pulso com o contato Normal Aberto, ao apertar fecha-se o contato.
Botoeira NF- Botão de pulso com o contato Normal Fechado, ao apertar abre-se o contato.
Relé Térmico -Proteção para motores elétricos contra sobre-cargas.
Sinaleira visual verde - Uma iluminação visual para indicar no painel que o motor esta ligado ou circuito energizado.
Motor Elétrico Trifásico - Um motor de indução trifásica, que funciona no sistema trifásico (RST - rede de sistema trifásico).

Agora você pode observar no desenho abaixo os componentes posicionados, e abaixo do mesmo o diagrama de comando assim você saberá qual item é representado no diagrama de comandos elétricos.


Lembre-se para você aprender comandos elétricos, você deve baixar o simulador de circuitos CADe SIMU para elaborar seus diagramas elétricos e realizar a simulação.



Você vai passar a fiação no circuito de trabalho(ou de potência) como alguns preferem dizer.


Veja como fica no desenho com os componentes, assim fica melhor para você similar e ver como é fácil desenrolar um circuito de diagrama elétrico.


Então, feito a fiação do circuito de potência, agora você partirá para o circuito de comando, observe o diagrama de comando abaixo:


Agora esse mesmo circuito nos componentes físicos:


As linhas azul, vermelha e preta nada mais que que os fios elétricos indo e saindo dos componentes para seus respectivos lugares, na prática esses fios ficam em canaletas para que o mesmo fique uma estética bonita.

Para você aprender a elaborar diagramas elétricos você deve baixar o simulador CADe SIMU 3.0 no seu PC para simular os circuitos elétricos.


As botoeiras e sinalização, estes estarão fixados na porta do painel conforme ilustração acima, você deve ter um conhecimento básico em manuseio de ferramentas como esquadro,furadeira e serra copo.

Vídeo da simulação da atividade:


Você pode baixar o PDF dessa atividade clicando aqui.



Se você quiser aprender mais sobre comandos elétricos, recomendo que veja a categoria "comandos elétricos".

Se você tiver perguntas, dúvidas ou sugestões, deixe sua pergunta no fórum ou acesse os grupos de elétrica.


#


#