Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Planta Elétrica de Baixa Tensão + Download PDF

Fala galera, hoje nesse artigo vamos falar sobre instalações elétricas residenciais e a importância de se ter uma planta elétrica para o profissional eletricista utilizar para fazer o serviço de acordo com o que se pede.

Exemplo completo de uma planta elétrica de baixa tensão "download disponível abaixo"
 Eletricista, se você pegar uma obra, uma casa para fazer a instalação elétrica você usa uma planta elétrica? Ou sai fazendo da forma que você acha que está correta?

Ai que está o perigo e onde a maioria dos profissionais erram, pois muitos não se preocupam em fornecer para o cliente um projeto do serviço que ele está prestando para o mesmo.

Isso tem que mudar! Se você vai fazer um serviço uma instalação do zero procure um projetista para criar uma planta elétrica para que tudo seja dimensionado de acordo e não fique um serviço feito de forma aleatória, sem cálculos de demanda e dimensionamentos.

Aprenda a utilizar o AutoCAD, pois não é tão difícil criar projetos elétricos. Assim você oferece um serviço superior aos seus concorrentes.

Exemplo de uma planta elétrica de baixa tensão: RESIDÊNCIA 4 CÔMODOS, 1 BANHEIRO e 1 CLOSET.

Você sabe ler um projeto elétrico residencial?

Se você é profissional autônomo ou fixado (CTPS) é provável que em alguma situação você se depare com algum projeto elétrico a seguir, então nessa você tem que saber ler e interpretar o projeto.

Veja como é fácil: (abaixo tem um vídeo TOP)



No projeto elétrico residencial, contém os pontos de tomadas, interruptores, pontos de iluminação, quadro de distribuição e circuitos independentes, como chuveiros e ar-condicionado por exemplo.

Todos os projetos mostram o caminho dos conduítes e as interligações entre caixas de passagem, e nesses mostrará quais fiações estão passando pelo conduíte e para onde eles estão indo.

No caso do exemplo, os números são os "circuitos elétricos", que cada um tem uma certa função ou liga certa quantidade de tomadas ou interruptores, não tem segredo.


Também no mesmo projeto elétrico, tem o diagrama do quadro geral de distribuição de forma "trifilar" ou "unifilar" (desenho abaixo)


Esses diagramas ajudam o profissional e informam quais circuitos são ligados e quais disjuntores utilizar para os respectivos circuitos elétricos.


Também pode ter todas as informações da carga total a ser instalada nessa residência, isso mostra que foi feito sim um levantamento de cargas antes mesmo de iniciar a instalação e inicio do projeto.

Por isso é tão importante ter o projeto elétrico, fazer um levantamento e dimensionamento correto de fiação e disjuntores.


Criar uma planilha com as cargas instaladas e as demandas. Tudo isso deve conter no projeto elétrico. Se você fizer todo esse processo e mostrar ao seu cliente com certeza ele fechará o negócio com você e evitará o Zé faísca.

Alias, é a segurança da família de seu cliente que está em jogo né! Instalações elétricas mal feitas são muito perigosas e podem facilmente iniciar um incêndio por problemas de curtos-circuitos e mal dimensionamentos.

Resultado de imagem para incêndio gif
Resultado de imagem para incêndio gif

Também fazendo o projeto elétrico a risca, você pode criar uma lista de materiais para colocar no seu projeto, assim mostrando para seu cliente o que você vai utilizar e porque.


Outro detalhe que torna fácil para o profissional é a legenda do projeto, isso tem em todos os projetos elétricos. Fica mais fácil do profissional seguir a risca as condições que se pede no projeto.


Você quer entender mais ainda sobre como ler um projeto elétrico e porque esse documento é tão importante e como você pode até ganhar mais dinheiro fornecendo para seu cliente?

Assista ao vídeo abaixo:


Bom galerinha, espero que tenham gostado desse artigo, e lembre-se seja um profissional diferenciado dos demais e forneça o projeto elétrico para seu cliente. Isso será um diferencial incrível e com certeza ele irá te indicar.

Quer baixar a planta elétrica completa que usamos como referência para esse artigo? Clique abaixo.

Baixar Projeto Elétrico baixa tensão

Tchau e até o próximo artigo. Veja outras publicações abaixo e se você gostou desse artigo compartilhe com todo o planeta!
#


#