Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Aprender Linguagem LADDER - Partida de Motor com Reversão [no CLP]

Faaala galera, beleza pura? Espero que sim, e no artigo de hoje vamos dar continuidade na série " Aprender Linguagem LADDER ". Para você acompanhar as atividades é de extrema importância que você baixe o CADe SIMU 3.0 e se você quiser ir a fundo também o LOGIXPRO para criar os diagramas e realizar a simulação.

Assim, seu entendimento no funcionamento do circuito é muito melhor, aliás você interagindo com o simulador vai aprender de uma maneira muito mais fácil aí na sua casa ou no seu curso.



Link - CADe SIMU 3.0 em Português.
Link - LogixPro PLC.

Bem, nessa atividade vamos mostrar como é o funcionamento do comando partida direta e reversão, nesse circuito de comando você pode acionar o motor tanto para sentido horário e anti-horário.

Ads:

Vejamos abaixo o diagrama de comando para esse tipo de partida de motores elétricos.

Diagrama Partida com Reversão

Através da botoeira de acionamento -S1 liga-se o motor no sentido horário, pressionando -S0 desliga o comando e o motor . Através da botoeira -S2 liga-se o motor no sentido anti-horário, pressionando -S0 desliga o comando e o motor.

Ads:

A sinalização -H1 indicará motor acionado para qualquer sentido, sinalização -H2 indicará motor desligado e comando pronto para ser acionado, sinalização -H3 indicará caso o relé térmico atue por uma sobrecorrente.

No comando há o intertravamento, assim impede que o operador acione a reversão se o motor estiver acionado já no sentido horário e vice versa.

Confira abaixo o vídeo da simulação desse circuito de comando:


Lembre-se se você não conhece o básico de comandos elétricos, deve começar o seu treinamento agora mesmo. Baixe o CADe SIMU 3.0 e faça essas atividades. Garanto que com 2 semanas de prática e treinamento seguindo nossas atividades e exercícios você ficará fera em comandos elétricos.

Ads:


Bom, mostramos para você o circuito de comando "tradicional" de uma partida direta com reversão. Mas e agora? Como fica todo esse sistema em linguagem ladder?

O CADe SIMU é tão TOP que dá para você inserir o CLP fazer as conexões das fiações na CLP, criar o circuito de potência e até a linguagem ladder e ainda, simular todo circuito junto.

A lógica de funcionamento é a mesma da descrição acima, apenas não inseri a sinalização -H3 pois a CLP da logo só tem 4 saídas, mas da para por se você quiser.

Ads:


Confira o diagrama completinho da linguagem ladder - Partida Direta com Reversão:

Diagrama ladder partida com reversão

Você pode copiar exatamente da mesma forma que foi montado o diagrama e realizar a simulação. A parte mais importante que você tem que prestar a atenção é na hora de nomear as entradas da CLP na ladder. As entradas são por padrão I1 até I8 (letra i e não L).

Você pode ver o vídeo da simulação dessa atividade agora mesmo, dando um PLAY no nosso pequeno vídeo:


Lembre-se, na CLP contato fechado recebe sinal de entrada, então na ladder se esse contato estiver no princípio o mesmo terá que ser aberto, por que fechado com aberto é fechado.

Vou deixar aqui o download do arquivo .cad, caso você NÃO tenha conseguido criar esses exemplo no seu CADe SIMU.



Você pode baixar o simulador de linguagem ladder LOGIXPRO PLC para realizar esse mesmo exercício. O LOGIXPRO é focado para automação, então se você também quiser pode treinar nesse programa também.

Ads:


Diagrama partida com reversão no LOGIXPRO.

Diagrama ladder partida com reversão

Observe que a ladder é a mesma nos dois softwares, não muda nada. Observe as posições das botoeiras no LOGIXPRO para que sua simulação funcione corretamente.

Vídeo da simulação no LOGIXPRO:


Mas recomendo você se familiarizar bastante primeiro treinando no programa CADe SIMU 3.0 criando circuitos de comandos elétricos e as linguagem ladders.

Você pode ver atividades para praticar no CADe SIMU clicando aqui!

Ads:


Beleza, esse foi o artigo de hoje, se você gostou desse artigo e do blog Ensinando Elétrica não hesite em utilizar a opção " compartilhar " com seus amigos, pois aprender é tudo de BOM!!!

Boa sorte e boa aula!

Veja aqui a primeira atividade da série: " Aprender Linguagem Ladder ".


Recomendamos:

#


#