Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Como montar um painel de comandos elétricos?

Olá pessoal, preparei um artigo bem legal para quem gosta de comandos elétricos. Se você não teve a oportunidade de colocar um painel em uma bancada e realizar a montagem e fixação dos componentes passagem e fiação e efetuar os testes.

Baixe o simulador CADe SIMU 3.0 para aprender elaborar diagramas de comandos elétricos.

Esse artigo vai clarear sua mente e entender que não é tão complicado assim montar um painel de comandos elétricos, basta ter conhecimento nas ferramentas e saber manuseá-las e claro conhecer diagramas de comandos elétricos e saber ler e interpretar.


Vamos imaginar juntos que vamos realizar um projeto de uma montagem para o comando partida direta. Você terá que ter claro um painel metálico como esse da imagem acima. Abrindo o painel você removerá o fundo alaranjado dele, pois todo trabalho será realizado em uma bancada.

As ferramentas principais que você irá usar são: rebites e rebitadeiras, esquadro, trena, arco de serra, furadeira aço rápido com brocas de aço, serra copo na medida das botoeiras, e um tico tico, se necessário.

Nesse exemplo, não vamos utilizar nenhum parafuso tudo será rebitado, trilhos, e canaletas certo!

Então teremos o fundo do painel conforme exemplo abaixo:


Espero que essas ilustrações criadas por mim, realmente lhe ajude a entender de como é simples realizar uma montagem de um quadro de comando.

Você pode colocar em cima do fundo os trilhos e canaletas ou até mesmo todos os componentes em cima do painel, para ter uma noção dos espaços que você precisa.


Como por exemplo acima, normalmente o primeiro trilho terá os disjuntores de comando e de trabalho ou até mesmo as bases dos fusíveis, se for o caso. Abaixo temos como exemplos, alguns componentes que você poderá usar nesse tipo de partida.



Centralize bem os trilhos e marque com um pulsão ou lápis (caneta, canetão etc) o furo que você irá fazer para fixar com o rebite. Conforme exemplo:


Veja onde tem a seta você vai furar com a furadeira para fixar o rebite com a rebitadeira certo, se você quiser usar parafusos tarraxa pequenos você também pode fixar, mas eu particularmente sempre utilizei rebites.

Depois de fixado nas medidas corretas os trilhos, você pode colocar as canaletas nas laterais primeiro, como o exemplo abaixo:


Onde tem a seta você fura o fundo e a canaleta e fixa com o rebite usando uma rebitadeira.

Feito isso, você pode colocar as outras canaletas de cima, do meio e a de baixo se tiver. Veja o exemplo:


Fixe também as canaletas de cima, do meio e a de baixo, conforme exemplo. Lembre-se de deixar o espaço correto para inserir depois os componentes e não " encavalar " em cima das canaletas.

Feito todo esse processo, seu fundo ficará parecido com esse abaixo:


Nesses exemplo, eu apenas não coloquei os componentes no exemplo, mas basta agora você encaixar os disjuntores, contatores relés e a régua de borne, cada um no seu trilho, conforme indicação acima.

Tampa do Painel botoeira e LED indicativo

Na tampa do painel, é onde ficará a botoeira LIGA/DESLIGA os 2 LED um de ligado outro de desligado e o adesivo da sua Empresa. Vejamos o exemplo:



Você vai dividir e centralizar bem onde os componentes deverão ficar, conforme exemplo acima. Para furar para os LED utilize a serra copo junto a furadeira com a medida ideal, para colocar a botoeira e os sinalizadores.


Também é necessário colocar pequenas canaletas nas portas para um acabamento perfeito, caso você veja que não é necessário, apenas faça um excelente chicote.


Na canaleta da tampa não fure, apenas cole com fita dupla face que ficará bem firme, feito todo o
processo e encaixado os componentes, você terá um resultado parecido com o de baixo:


Colocado todos os trilhos, canaletas, feito a furação na porta e encaixado os componentes você já pode partir para fiação, e é claro você pode criar um diagrama de comando elétrico para ser mais prático para você. Veja nosso exemplo do diagrama desse painel com a borneira de alimentação e saída para o motor.


A borneira precisa ser do tipo especial para comandos mesmo, e que seja possível sua fixação ao trilho, para que você não tenha que fixar diretamente na chapa do painel, por exemplo uma borneira como na figura abaixo:


Bom meus amigos, a base é essa. Espero que de verdade, você consiga ter entendido e através das ilustrações visto que não e um bicho de 7 cabeças montar painel de comandos elétricos.

Você pode ter um resultado final como esse abaixo:



Você apenas tem que conhecer diagramas de comandos elétricos e saber usar as ferramentas. Forte abraço Felipe Vieira.

#


#