Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

"O conhecimento muda a vida das pessoas"

Como montar um painel de comandos elétricos?

Olá pessoal, preparei um artigo bem legal para quem gosta de comandos elétricos. Se você não teve a oportunidade de colocar um painel em uma bancada e realizar a montagem e fixação dos componentes passagem e fiação e efetuar os testes.

Baixe o simulador CADe SIMU 3.0 para aprender elaborar diagramas de comandos elétricos.

Esse artigo vai clarear sua mente e entender que não é tão complicado assim montar um painel de comandos elétricos, basta ter conhecimento nas ferramentas e saber manuseá-las e claro conhecer diagramas de comandos elétricos e saber ler e interpretar.


Vamos imaginar juntos que vamos realizar um projeto de uma montagem para o comando partida direta. Você terá que ter claro um painel metálico como esse da imagem acima. Abrindo o painel você removerá o fundo alaranjado dele, pois todo trabalho será realizado em uma bancada.

Publicidade:


As ferramentas principais que você irá usar são: rebites e rebitadeiras, esquadro, trena, arco de serra, furadeira aço rápido com brocas de aço, serra copo na medida das botoeiras, e um tico tico, se necessário.

Nesse exemplo, não vamos utilizar nenhum parafuso tudo será rebitado, trilhos, e canaletas certo!

Então teremos o fundo do painel conforme exemplo abaixo:


Espero que essas ilustrações criadas por mim, realmente lhe ajude a entender de como é simples realizar uma montagem de um quadro de comando.

Você pode colocar em cima do fundo os trilhos e canaletas ou até mesmo todos os componentes em cima do painel, para ter uma noção dos espaços que você precisa.


Como por exemplo acima, normalmente o primeiro trilho terá os disjuntores de comando e de trabalho ou até mesmo as bases dos fusíveis, se for o caso. Abaixo temos como exemplos, alguns componentes que você poderá usar nesse tipo de partida.



Centralize bem os trilhos e marque com um pulsão ou lápis (caneta, canetão etc) o furo que você irá fazer para fixar com o rebite. Conforme exemplo:


Veja onde tem a seta você vai furar com a furadeira para fixar o rebite com a rebitadeira certo, se você quiser usar parafusos tarraxa pequenos você também pode fixar, mas eu particularmente sempre utilizei rebites.

Publicidade:


Depois de fixado nas medidas corretas os trilhos, você pode colocar as canaletas nas laterais primeiro, como o exemplo abaixo:


Onde tem a seta você fura o fundo e a canaleta e fixa com o rebite usando uma rebitadeira.

Feito isso, você pode colocar as outras canaletas de cima, do meio e a de baixo se tiver. Veja o exemplo:


Fixe também as canaletas de cima, do meio e a de baixo, conforme exemplo. Lembre-se de deixar o espaço correto para inserir depois os componentes e não " encavalar " em cima das canaletas.

Publicidade:


Feito todo esse processo, seu fundo ficará parecido com esse abaixo:


Nesses exemplo, eu apenas não coloquei os componentes no exemplo, mas basta agora você encaixar os disjuntores, contatores relés e a régua de borne, cada um no seu trilho, conforme indicação acima.

Tampa do Painel botoeira e LED indicativo

Na tampa do painel, é onde ficará a botoeira LIGA/DESLIGA os 2 LED um de ligado outro de desligado e o adesivo da sua Empresa. Vejamos o exemplo:



Você vai dividir e centralizar bem onde os componentes deverão ficar, conforme exemplo acima. Para furar para os LED utilize a serra copo junto a furadeira com a medida ideal, para colocar a botoeira e os sinalizadores.


Também é necessário colocar pequenas canaletas nas portas para um acabamento perfeito, caso você veja que não é necessário, apenas faça um excelente chicote.


Na canaleta da tampa não fure, apenas cole com fita dupla face que ficará bem firme, feito todo o

Publicidade:


processo e encaixado os componentes, você terá um resultado parecido com o de baixo:


Colocado todos os trilhos, canaletas, feito a furação na porta e encaixado os componentes você já pode partir para fiação, e é claro você pode criar um diagrama de comando elétrico para ser mais prático para você. Veja nosso exemplo do diagrama desse painel com a borneira de alimentação e saída para o motor.


A borneira precisa ser do tipo especial para comandos mesmo, e que seja possível sua fixação ao trilho, para que você não tenha que fixar diretamente na chapa do painel, por exemplo uma borneira como na figura abaixo:


Bom meus amigos, a base é essa. Espero que de verdade, você consiga ter entendido e através das ilustrações visto que não e um bicho de 7 cabeças montar painel de comandos elétricos.

Você pode ter um resultado final como esse abaixo:



Publicidade:


Você apenas tem que conhecer diagramas de comandos elétricos e saber usar as ferramentas. Forte abraço Felipe Vieira.


Veja também outros assuntos interessantes: