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Aprender Comandos Elétricos - Partida Chave Compensadora

Fala galera!!!!!!!!!!! Se você não sabe nada sobre esse método de partida de motores elétricos através de chave compensada fique conosco nesse artigo. Pegue seu lápis e caderno para as anotações e boa aula.

PARTIDA DE MOTOR POR AUTOTRAFO OU PARTIDA COMPENSADA COMO MUITOS CHAMAM.



O objetivo do sistema compensada é sem dúvida a redução da corrente de partida. A vantagem é que com a inserção de um autotransformador trifásico (autotrafo), há possibilidade de escolher a tensão a ser aplicada ao motor.

Foto de um autotransformador
Antes de continuar, você pode baixar o CADe SIMU 3.0 para criar um diagrama de comando e de potência completo para esse tipo de partida de motor elétrico.


Na chave estrela triângulo, o motor recebe uma tensão de aproximadamente 58% da esperada pela ligação estrela. Nos autotransformadores trifásicos utilizamos os TAPs (pontos de seleção) de 50%, 65% e 80%, sendo os dois últimos os mais comuns de serem utilizados.

Duas das três possibilidades são maiores que 58%, portanto o conjugado para qualquer um dos TAPs será maior que o conjugado da chave estrela triângulo, isso já configura uma vantagem. Se, porventura, o motor não consegue desenvolver velocidade com o TAP de 65%, pode-se selecionar o TAP seguinte.

Partida com Tensão Reduzida

O motor nessa chave de partida não precisa ter seis terminais (duas tensões). Basta ter condições de ser ligado diretamente na tensão nominal da rede. A redução na tensão será responsabilidade do autotransformador trifásico no momento da partida, que deve estar parado para suprir as necessidades do motor pelo tempo que durar a partida. A seleção do autotransformador é feita com base na potência do motor,  nos TAPs necessários e também nos números de manobras/hora que a chave está apta a realizar.

Isso se deve ao fato de o autotransformador ser dimensionado apenas para dar a partida no motor, e quanto maior o números de partidas por hora, maior o transformador e mais caro também.

Para aprender sobre dimensionamento desses autotransformadores você pode adquirir o livro Comandos Elétricos - Teoria e Atividades.

Circuito de Comando e de Potência (simplificada)

Baixar CADe SIMU para realizar a montagem do circuito.



Ao pressionar S1, 1K2 e 1K3 entram energizando o autotransformador que alimenta o motor com tensão reduzida. O relé T1 conta o tempo de partida, 10 segundos, por exemplo.

Passagem para condição normal

Termina a contagem. T1 sai 1K3 que retira 1K2 do circuito. 1K1 entra alimentando o motor com a tensão nominal.

Paradas

O funcionamento pode ser interrompido de três formas:


  1. Parada normal pressionando 1S0.
  2. O térmico RT desligar o circuito de comando devido a sobrecarga no motor.
  3. Queima de fusíveis de comando.

Proteção para o Autotransformador

O circuito abaixo deve permanecer energizado, enquanto o autotransformador estiver ligado (função de 1K2); DT2 tem seu tempo ajustado três segundos a mais que o T1. O circuito deve ser desativado quando o transformador estiver fora do circuito (função de K1). Se isso não ocorrer, a chave de partida será desativada dor D1 e será sinalizado o defeito na chave. Para uma nova partida, deve-se reconhecer o alarme e resetar o circuito de proteção.

Como complemento, adapte esse circuito de proteção no circuito de comando o esquema abaixo.


Se você gostou desse artigo e quer aprender os cálculos de dimensionamentos de todos os componentes desse método de partida, você pode baixar diversas apostilas de elétrica na biblioteca On-line.
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