Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Diagrama Comandos Elétricos Piscina

Fala pessoal, nesse artigo mostraremos um exemplo de como você pode realizar um sistema de comandos elétricos para piscina, como acionamento de luzes ou bombas de efeitos na água, um artigo muito procurado pelos elétricos da VIDA!


Atividade, instalar bombas de água para efeitos de ondulação ou outras funções em piscinas em geral, ou até mesmo iluminação nas laterais da piscina.

Ads:


No exemplo, temos um diagrama de comando com acionamento local (painel) e remoto (distância) para ser fácil de ligar os efeitos na piscina, podendo ser acionado por qualquer pessoa. Não precisando entrar ou ir até o painel de comando.

Comando da piscina sempre em 24vcc para segurança dos usuários, verifique também todo sistema de aterramento para evitar choques elétricos. Se necessário instale um disjuntor DR para o sistema de comando do mesmo.

Diagrama Elétrico acionamento local e remoto.

Acionamento local e a distancia

Esquema ligação a distancia:

Ads:


Conforme exemplo, acionamento à distancia através das chaves seletoras ON/OFF para acionar as cargas (motor ou iluminação).



Esquema painel frontal


No painel frontal temos 3 chaves seletoras de 2 posições, onde posição local aciona-se a motobomba através do painel, e posição remoto da a condição de ser acionado à distância.

Confira o vídeo da simulação:


Essas atividades servem como referência para os profissionais em instalações elétricas, caso tenha alguma dúvida em relação a instalação elétrica do sistema de enchimento, timers ou filtro envie suas dúvidas no Fórum dos Eletricistas clicando aqui!

Ads:


Experimente utilizar o buscador do Blog Ensinando Elétrica, para encontrar artigos com palavras chaves.


Confira demais artigos recomendados para você.

#


#