Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Contador Crescente nos CLPs

Fala amigos e amigas! No artigo de hoje, aqui no Blog Ensinando Elétrica, falaremos sobre uma das funções de qualquer controlador lógico programável (CLP). Você já ouviu falar sobre contador crescente? Então, fique conosco nesse artigo especial para você!



Contador crescente

Nos CLPs existe uma função chamada contador que serve para realizar contagem de pulsos de alimentação (sinal nas entradas), pode ser por exemplo, garrafas passando em uma certa velocidade por um sensor assim mandando pulsos em uma das entradas da CLP.

Ads.


Quando a contagem atinge o valor pré definido a saída (DN) é acionada, utilizaremos para esse exemplo o software LogixPRO versão estudantil, você pode baixar aqui no blog clicando aqui!

Então através da saída (DN), podemos realizar uma lógica de controle, ao alimentar o contador a saída (CU) rsrsrs é acionada (não é zueira) é configuração do software LOGIXPRO, então essa saída CU também pode ser utilizada para lógica de programação.

Exemplo:

Atividade número 01

Programe uma pequena lógica para que acione se a saída 0:2/0 após 3 pulsos na entrada I:1/0.


Se você for baixar o programa para realizar as atividades, faça do mesmo exemplo do esquema acima. Temos a entrada física I:1/0 sendo a entrada do sensor o contador no programa esta como CTU nas configurações Timer/Counter. Após montar para simular, você pode pressionar a entrada I:1/0 três vezes para que a saída seja acionada através do preset.

Ads:


Confira o vídeo abaixo da simulação do exemplo:


Parâmetros:

  • Counter - Endereço do contador C5:0 até C5:32.
  • Preset - Valor base para acionamento.
  • Accum - Valor da contagem instantânea.

Atividade número 02

Inserir na ladder um entrada para que o contador seja resetado, utilizando a entrada I:1/1, pois quando acionar essa entrada o contador é zerado podendo ser utilizado novamente.


Então, para que o processo possa ser reutilizado, deve ser acionado a entrada I:1/1, para que haja um reset no contador, assim podendo recomeçar o processo.

Ads:

Confira o vídeo abaixo da simulação do exemplo:


Baixe o programa LogixPro, para realizar essas atividades em ladder.

Atividade número 03

Fazer um programa ladder que acione a saída 0:2/0 após 5 pulsos na entrada I:1/0 utilizando a mesma entrada é solicitado que ao atingir 10 pulsos aciona também a saída 0:2/1.

Faça também um reset quando a contagem chegar em 13 pulsos.


Conforme solicitado na atividade, uma entrada por sinal recebe os pulsos para a contagem, quando atinge o valor do primeiro contador aciona-se 0:2/0, continuando a contagem chegando no valor 10 pulsos aciona se a segunda saída 0:2/1, continuando a contagem até 13 pulsos aciona-se o a saída do contador C5:2 resetando todos os contadores e reiniciando o processo.

Ads:


Veja o vídeo da simulação do exemplo:


Bom galera, espero que tenham gostado desse artigo na área da automação, tenho milhares de artigos e ideias para passar para vocês. Salve o endereço do blog nos seus favoritos para seu acesso ao blog ficar mais rápido. Você também pode experimentar utilizar o buscador personalizado do Blog Ensinando Elétrica, esse é o artigo de número 515 aqui no Blog Ensinando Elétrica de autoria de Felipe Vieira Eletricista e Blogueiro.

Baixar o programa LogixPro 500 versão estudantil

Utilizar buscador e pesquisar sobre minhas dúvidas

Recomendamos também esses artigos:



#


#