Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Quantas Tomadas posso colocar em um circuito?

Olá amigos. No artigo de hoje vamos falar sobre quantas tomadas seja ela TUG (tomada de uso geral) ou TUE (tomada de uso específico) pode ser usada no circuito. Você sabe o qual a diferença de TUG e TUE?



Então continue conosco neste artigo...

Tomadas TUG são tomadas NÃO específicas a ligação de equipamentos específicos e nelas são sempre ligados aparelhos móveis ou aparelhos portáteis rádio televisão etc..

Tomadas TUE são tomadas específicas a ligação de equipamentos de potência maior que 10A e que não exceda 20A de corrente máxima no ponto. Para ligação de chuveiros torneiras elétricas não pode o uso de tomadas e sim conectores de louça, sendo sempre um circuito independente.


As tomadas do tipo TUG são de corrente máxima de 10A cerca de 1270 watts em 127V cada uma utilizando o fator de potência 1.0, e cerca de 2200 watts em 220v corrente máxima suportada pela tomada de 10A.

Publicidade:


Condições para se estabelecer a potência mínima de pontos de tomadas de uso geral (TUG).

Os cômodos:  banheiro; cozinhas; copas; copas-cozinhas; área de serviço; lavanderia; e locais sociais semelhantes.

deve se atribuir, no mínimo 600 watts por ponto de tomada, até 3 tomadas.

deve se atribuir 100 watts para os excedentes.

Demais cômodos ou dependências atribuir, no mínimo 100 watts por ponto de tomada.

Condições para se estabelecer a quantidade de pontos de tomadas de uso específico (TUE)

A quantidade de TUE é estabelecida de acordo com o número de aparelhos de utilização que sabidamente vão estar fixos em uma dada posição no ambiente.

Publicidade:


Pontos de Tomadas de Uso Específicos as famosas (TUE) ou (PTUE´s)

São elas tomadas distintas a ligação de equipamentos fixos e estacionários, como caso de: secadora de roupa, geladeira de potência maior de 1000 watts, freezer, maquina de lavar roupas etc...

Atenção: a ligação dos aquecedores elétricos de água ao ponto de utilização deve ser direta não precisando o uso de tomadas, pode se usar um conector de louça. Lembre-se do fio de aterramento.

As tomadas do tipo TUE são de corrente máxima de 20A cerca de 2540 watts em 127V cada uma utilizando o fator de potência 1.0, e cerca de 4400 watts em 220v  com o FP 1 corrente máxima suportada pela tomada de 20A.

Resumindo:

Pessoal você deve determinar sua carga total no mesmo circuito e não ultrapassar os limites de corrente máxima do cabo tomada e disjuntores. Verifique tabelas na internet comparando também queda de tensão. No próximo artigo falaremos mais sobre esse assunto.

Recomendamos:

#


#