Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

O que é Fator de Potência?

Olá galera, Felipe Vieira aqui! E no artigo de hoje vamos falar sobre fator de potência em instalações elétricas residenciais e prediais.

Você sabe o que é fator de potência? E como utiliza para fazer levantamento de cargas de tomadas, etc? Não sabe o que é potência elétrica? Confira esse artigo para aprender mais!

VA potência aparente  (volt-ampere) / Var potência reativa  (volt-ampere reativo) / W potência ativa (watts)
Fator de Potência

Fator de Potência sendo a potência ativa uma parcela da potência aparente (VA), pode-se dizer que ela representa uma porcentagem da potência aparente que é transformada em potência mecânica, térmica ou luminosa.



A esta porcentagem dá-se o nome de fator de potência.

Nos projetos elétricos residenciais e prediais, desejando-se saber quanto da potência aparente foi transformada em potência ativa, aplica-se os seguintes valores de fator de potência.

1,0 para iluminação
0,8 para tomadas de uso geral (TUG)
Exemplos:

Potência de iluminação (aparente) = 660VA aplicando o fator de potência = 1 temos potencia ativa de iluminação (watts) 1x660VA = 660 watts.

Potência de tomadas (aparente) = 8456VA aplicando o fator de potência = 0,8 temos potência ativa de tomadas de uso geral de = 0,8x8456VA = 6764 watts.
Quando o fator de potência é igual a 1, significa que toda potência aparente é transformada em potência ativa. Isto acontece nos equipamentos que só possuem resistência, tais como: chuveiros elétricos, torneiras elétricas, lâmpadas incandescentes, fogão elétrico, marmiteiros etc..

Galera lembre-se o fator de potência muitas das vezes pode se mudar, é comum em aparelhos novos o fator de potência vir marcado no equipamento então deve ser realizado o cálculo com aquela fator de potência, caso contrário pode se considerar os exemplos acima.

Publicidade:


Os conceitos vistos acima possibilitam o entendimento correto para o levantamento das potências (cargas) a serem instaladas na residência, que aprenderemos nos próximos artigos aqui do Blog Ensinando Elétrica, se inscreva e continue conosco!

Recomendamos:

#


#