Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

O que é a POTÊNCIA ELÉTRICA?

Olá galera,  Felipe Vieira aqui. Sei que ando bastante ausente aqui no Blog Ensinando Elétrica. Devido a quantidade de trabalho na Empresa estou tendo pouco tempo para o blog, mas na medida do possível sempre estarei vindo trazer novos conteúdos.

Esse artigo é especial para aqueles que estão entrando agora na área da elétrica e tem suas dúvidas em relação ao que é realmente a POTÊNCIA ELÉTRICA.

Tensão empurrando a corrente induzida pela potência e a resistência dificultando as coisas rsrsrs


Venha com a gente nesse artigo para você aprender, leia várias e várias vezes se necessário, vamos dar uma resumida para vocês.

Publicidade:


A tensão elétrica definida por (VOLTS), faz "movimentar" os elétrons de forma ordenada, dando a origem à corrente elétrica.

Resumo Corrente Elétrica: É o movimento ordenado dos elétrons livres nos condutores, este efeito é dado ao ligarmos uma carga, seja ela indutiva ou reativa, lâmpadas, geladeiras, micro-ondas, computadores, motores elétricos etc..

Então ao ligarmos um simples lâmpadas, no momento que ela se acende com uma certa intensidade temos o circuito "fechado" e então corrente elétrica circulando.



Essa certa intensidade da luz por nós percebidos, isso mesmo a intensidade do "brilho" nada mais é que a potência elétrica que foi transformada em potência luminosa (luz) e muitas das vezes potência térmica (calor).

Quando falamos de corrente elétrica, uma dúvida aparece, é possível através da qualidade do material existir diferentes tipos de condução de corrente elétrica? Este é um ponto muito importante para definir uma boa condutividade de corrente, toda impureza no material pode gerar uma dificuldade para passagem dos elétrons, fazendo com que liberem mas energia causando um aquecimento elevado e indesejado no condutor (fio elétrico). Ao contrário, quando o condutor tem um elevado grau de pureza, os elétrons circulam livremente no condutor, tendo assim, um melhor aproveitamento.


É importante gravar que, para haver potência elétrica, é necessário haver

Tensão Elétrica (U) ou (V)
Corrente Elétrica (I) ou (A)

Agora.. qual é a unidade de medida da potência elétrica? MUITO SIMPLES

A intensidade da tensão é medida em volts (V) e a intensidade da corrente elétrica é medida em amperes (A).

Então, como a potência é o produto da ação da tensão e da corrente, a sua unidade de medida é o
volt-ampere (VA) você verá muito essa sigla nos equipamento onde define seus valores de potência.

Essa potência dá-se o nome de POTÊNCIA APARENTE 

A potência aparente é composta vamos dizer por duas parcelas: Potência Ativa e Potência Reativa

A potência ativa é a parcela efetivamente transformada em:

Potência Mecânica - Motores Elétricos em gerias
Potência Térmica - Resistências Elétricas em gerias
Potência Luminosa - Lâmpadas em gerais

A unidade da potência ativa é o watts (W)

A potência reativa é a parcela transformada em campo magnético, necessário para funcionamento de:

Motores
Transformadores
Reatores 

A unidade de medida da potência reativa é o volt-ampere reativo (VAr)

Em projetos de instalações elétricas residencial os cálculos efetuados são baseados na potência aparente e potência ativa. Portanto, é importante conhecer a relação entre elas para que se entenda o que é fator de potência, vamos ver esse assunto em um próximo artigo.

Publicidade:

 

Então, sabemos que TODO EQUIPAMENTO ELÉTRICO tem uma certa potência elétrica que é medida em Watts e sabendo essa potência podemos definir qual o disjuntor e fiação utilizar em sua ligação, conforme alguma tabela de referencia, para evitar as quedas de tensão.


Obrigado por ficar conosco até o final do artigo e você pode conferir outros artigos abaixo:


#


#