Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Como instalar botões de emergências nas máquinas e painéis de comandos

Olá amigos, Felipe Vieira aqui novamente! E no artigo de hoje, temos um propósito bem simples mostra como vocês podem inserir a botoeira de emergência em painéis de comandos já montados ou até mesmo se você for começar um projeto do zero.


É de extremíssima importância que todo sistema de comandos elétricos e automação tenha e esteja de acordo com a NR-12 principalmente em maquinas operatrizes e auxiliares nas indústrias ou que seja acionada quaisquer motor elétrico.

Publicidade:


Confira a Apostila Completa sobre a NR-12 Segurança em Maquinas e Equipamentos Industriais.

Por que utilizar uma botoeira de emergência? Isso pode salvar uma vida? Em caso de acidente esses tipos de botoeiras podem realmente nos ajudar? Veja ao vídeo abaixo:

(IMAGENS FORTES CUIDADO)


Bom, você pode se perguntar porque esse aconteceu e analisar os fatores por que será que a máquina não se desligou rapidamente? Será que ali havia um sistema de emergência? Não podemos afirmar e não estávamos ali no momento mas, que sirva de exemplo o quão importante e um sistema de emergência, freio motor etc..


Pessoal, todo os painéis elétricos de comandos elétricos devem SIM ter suas botoeiras de emergência e também por todo sua extensão, pois o operador pode desligar a mesma a qualquer momento e em qualquer local.


Simbologia das botoeiras de emergência:



Você pode baixar o CADe SIMU e montar diversos exemplos utilizando as botoeiras de emergência em vários sistemas de comandos e partidas de motores.

Publicidade:


Baixe o CADe SIMU clicando aqui!

Esquemas e exemplos de utilização da botoeira de emergência (PARTIDA DIRETA)

No exemplo abaixo, você pode ver um sistema " sem a botoeira de emergência " onde é muito comum encontrar esse tipo de instalações em pequenas indústrias, com certeza não está de acordo.


(clique na imagem para maior definição e qualidade)

Abaixo você já pode observar o mesmo esquema acima, porém onde já utilizamos uma botoeira de emergência, pois qualquer problema no motor ou até mesmo um acidente o operador pode rapidamente desligar o comando e o motor pela botoeira de emergência dando um "soco".


(clique na imagem para maior definição e qualidade)

Existem vários tipos de botoeiras de emergências com contatos diferentes, no exemplo abaixo temos um botoeira com contatos NA e NF do tipo soco com trava, pois ao pressionar e desligar o motor a botoeira fica travada e utilizando seu contato NA pode se inserir uma sinaleira indicando sistema "PARADO" ou "Emergência"


(clique na imagem para maior definição e qualidade)

Publicidade:




Quando se trata de quantidade de botoeiras em toda esteira ou maquina, é necessário realizar a instalação de todas as botoeiras em série conforme exemplo abaixo, pois assim quaisquer local que o operador pressionar desliga se o comando e o motor. É muito comum esse sistema em grandes esteiras e rotativos.


(clique na imagem para maior definição e qualidade)

Observando o circuito abaixo, podemos também "melhorar e garantir o desligamento" utilizando um contator auxiliar, pois quando alguém pressionar a botoeira de emergência tipo soco com trava, aciona esse auxiliar e abre o contato que por fim da condição de alimentar a bobina do contator principal é uma lógica bastante utilizada também. Aliás quanto mais garantia melhor.


(clique na imagem para maior definição e qualidade)

Você também pode utilizar o mesmo sistema onde ao pressionar a botoeira de emergência com trava aciona se a bobina de um segundo contator de potência onde por sua vez acionará um sistema de frenagem daquele motor, isto fará com que a maquina o motor ou a esteira seja o que for, pare com mais velocidade. Comando muito comum de ser encontrado nas indústrias.


(clique na imagem para maior definição e qualidade)

Publicidade:




Então galerinha vamos fazer o serviço sempre de acordo, segurança em primeiro lugar. Lembre-se de sempre instalar botoeiras de emergência, pois esse componente pode salvar uma vida.


Fui e até a próxima, confira demais artigos abaixo:

#


#