Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Frenagem de Motor por Contra Corrente o que é e como fazer


Olá amigos! No artigo de hoje vamos falar sobre como frenar um motor elétrico utilizando o sistema de comando frenagem por contracorrente.







Frenagem por Contracorrente

Quando a parada do motor não necessita de uma ação constante sobre o rotor, pode-se utilizar a frenagem por contracorrente. 

Nesse tipo de frenagem aplicamos uma reversão momentânea ao motor, fazendo com que ele tenha tendência a reversão, mas antes que esta ocorra, a chave responsável pela reversão é desligada.

Essa inversão pode ser feita pelo operador através de "pulsos" pela botoeira, veja o diagrama baixo:




Observando o circuito, B0 é responsável por desligar o motor e B1 para ligar, então imaginamos o motor em rotação total, você desliga através de B0 e através da botoeira B2 pode pulsar para que haja reversão assim fazendo o motor parar mais rápido.

Veja o vídeo na íntegra da simulação:






Na frenagem por contracorrente são utilizados circuitos ou dispositivos auxiliares que garantam que o motor não entre em reversão, como, por exemplo, dispositivos que monitorem a velocidade na ponta do eixo do motor e abram contatos no circuito de comando, quando o motor tende a reversão, observem a imagem abaixo:






Outro modo de impedir a reversão é programas um temporizador, com tempo em milissegundos, para desligar o contator responsável pela frenagem, permitindo apenas a contracorrente instantânea necessária para auxiliar a parada do motor. Veja o diagrama de comando para esse exemplo:





Observando o diagrama acima, podemos observar que ao pressionar a botoeira B2 responsável pelo sistema de frenagem, vai acionar K2 e ao mesmo tempo um temporizador programado em 4 segundos, esse permitirá que K2 fique acionado por apenas 4 segundos, após o tempo programado K2 é desligado.

Chamamos de frenagem por contracorrente temporizada. 


Veja o vídeo na íntegra da simulação para compreender o funcionamento:



Legal né? Temos também o sistema de frenagem por corrente CC, mas vamos deixar esse tipo de frenagem para o próximo artigo.




Recomendo vocês baixarem o CADe SIMU para realizar esses exercícios e treinar sua mente em comandos elétricos. Você pode baixar agora mesmo através do site: www.cadesimu.net. Lá site você conta com grupos no WhatsApp e treinamento gratuito sobre como utilizar o software.

Até o próximo artigo, forte abraço, seu amigo Felipe Vieira.

Recomendamos:
#


#