Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

O que é a função LATCH e UNLATCH nos CLPs?

Olá amigos, vou deixar umas dicas sobre CLP sobre o que são as funções "latch" e "unlatch" nos CLPs, onde latch é = (L) ou (set) unlatch é = (U).

Talvez vocês nunca tenham ouvido falar, mas o significado de latch é "travar" e unlatch é "destravar", serve para você travar e destravar uma condição de saída.



Esse comando em alguns casos pode ser usado no lugar do "circuito de selo".

Então, o comando latch (L) ou (SET) no final de uma linha de comando da CLP após acionada por uma entrada, ficará sempre acionado.

Patrocinadores para ajudar manter o blog.
Veja o exemplo do circuito da ladder do LogixPro que é o software que eu particularmente gosto de usar para treinar, praticar e aprender.

Clique para aumentar o tamanho real.

Acima temos duas condição de acionamento uma através da entrada da CLP I:1/0 e a outra entrada I:1/1.

Temos a entrada com a função de travar o latch, ou seja, trava a saída O:2/0 a botoeira de pulso responsável por acionar essa saída é I:1/0 abaixo:


Veja temos I:1 para as entradas, e O:2 para as saídas então no LogixPro, utilizei a primeira entrada com o endereçamento de I:1/00 ou apenas I:1/0, essa entrada sendo acionada, pressionando a botoeira na simulação aciona a saída O:2/0 uma vez acionada não há necessidade de manter o botão pressionado ele aciona e pronto ficará ligado até que se desligue com a função unlatch ou até mesmo a função reset.

Então para desligar temos:


Utilizando a entrada da CLP I:1/1 com um contato NA tipo pulsante, ao pressionar ele desliga a saída O:2/0.

Patrocinadores para ajudar manter o blog.


Fizemos também esse mesmo exemplo no software CADe SIMU se você tem mais facilidade nesse programa você pode montar o circuito e ver como funciona.

Clique para aumentar o tamanho real.


Acima o mesmo exercício realizado no LogixPro pode ser feito no CADe SIMU, veja utiliza-se 2 botoeiras abertas uma para o latch no CLP do CADe SIMU, está como (set) e outra botoeira para unlatch no CADe SIMU, não há essa função mas pode ser feita com a função (R) reset.

Veja abaixo o vídeo na integra para ver como você pode ligar uma saída e desligar sem necessidade de "circuito de selo".



Veja também que podemos até mesmo montar um comando de partida direta utilizando essa função latch e unlatch. Veja o diagrama de comando físico, e a ladder.

Clique para aumentar o tamanho real



Veja que não tive necessidade de utilizar nenhum contato de selo, na CLP apenas utilizei o comando latch e unlatch ou (reset) como preferir.

Patrocinadores para ajudar manter o blog.


Porém adicionei o relé térmico na ladder para que se houver uma sobrecarga ele pode desativar também o latch, basta estar em paralelo com o aberto na ladder do botão responsável unlatch.

Bom, a dica de hoje é essa pessoal. Aguardem pelo próximo ensinamento voltado para CLP. Procure aprender a interagir com o software LogixPro, pois teremos bastante aula sobre esse programa.

Recomendamos também:

#


#