Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Exercícios em Comandos Elétricos e CLP LogixPro SLC 500

Olá pessoal, esse artigo é de nível médio, ou seja, se você já tem conhecimento em ladder vai saber tirar de letra e realizar a montagens desses exemplos.

CLP da Allen-Bradley utiliza - se os software CLP LOGIX SLC 5000

O desenho abaixo apresenta os diagramas de força e de comando de uma chave partida direta. Logo mais, você também terá esse mesmo circuito montado na interface do programa LogixPro, que é o software que eu aconselho você a aprender e utilizar, esse mesmo circuito estará em ladder.

Que atenderá as condições do circuito da chave de partida direta. Vamos supor que a esteira será acionada por (B1) e desligada pelo botão (B0), o contato RT é a proteção térmica. A sinalização indica motor M desligado e a outra sinalização indica motor M ligado.

Diagrama de força e de comando chave partida direta

Agora, o mesmo exercício com CP em linguagem ladder (figura abaixo), atividade realizada utilizando o software LogixPro você pode baixar clicando aqui!.

Diagrama ladder chave de partida direta


Você pode montar o circuito na ladder do software e realizar a simulações observando as entradas e as saídas.

Vamos agora ver outra atividade, uma partida direta com reversão, que é um comando que fornece condições para o motor partir com a tensão nominal do serviço ambos os dois sentidos.

A esteira funcionara nos dois sentidos. O contato RT1 é a proteção térmica. Existe o intertravamento por contator: no sentido horário, é acionado pelo botão (B1) e desligada pelo botão (B0); no sentido anti-horário, é acionada pelo botão (B2) e desligada pelo botão (B0).

As sinalização indicará motor ligado e motor acionado, para ambos o lado do giro.

Vamos ver o circuito abaixo:

Diagrama de força e comando, chave partida com reversão

Você pode montar esse exercício utilizando o software CADe SIMU e para a ladder utilize o software LogixPro. Vamos ver esse mesmo esquema, só que na ladder.

Diagrama ladder da chave partida direta com reversão

O mesmo exercício do comando acima do CADe SIMU foi montado na ladder do LogixPro, um software ideal para você treinar e aprender automação e começar a compreender.

Nesse próximo exercício, vamos observar uma chave de partida direta comandada por dois pontos diferentes, é acionada sim por botões em pontos diferentes, (B1) e (B2), e desligada por outros dois botões (B01) e (B02). Ao acionar a esteira por (B1) ou (B2) o motor M liga. A esteira é desligada por (B01) ou (B02). A sinalização L1 indica motor M desligado e a sinalização L2 indica motor M ligado.


Vamos ver o diagrama abaixo:

Partida comandada de dois pontos

No desenho abaixo vamos ver essa mesma atividade só que em ladder. É muito importante a prática desses circuitos básicos assim você começa a se familiarizar em CLP.

Ladder da chave partida direta comandada por dois pontos

Abaixo vamos ver um exercício um pouco mais complexo, na imagem abaixo mostra uma chave de partida consecutiva para quatro motores, a esteira é acionada pelo botão (B1) e desligada pelo botão (B0). Acionando-se a esteira, o motor M1 é ligado e, após 5 segundos, o motor M2 é acionado. Depois de 5 segundos o motor M3 é acionado e depois de 5 segundos o motor M4 é acionado.

Se ocorrer uma falha no motor M1, todos os motores devem ser desligados pela proteção térmica. Se ocorrer falha no motor M2 os motores M2, M3 e M4 devem ser desligados e motor M1 continua ligado. Se ocorrer falha no motor M3, os motores M3 e M4 devem ser desligados e os motores M1 e M2 continuam ligados. Se ocorrer falha no motor M4, ele deve ser desligado e os motores M1,M2,M3 continuam ligados.

Então, teremos o circuito abaixo:

Diagrama de força e comando partida consecutiva 4 motores

Logo mais abaixo teremos essa mesma atividade elaborada no programa LogixPro em ladder, veja como fica:


Bom pessoal, posso elaborar diversas atividades para vocês, umas mais complexas e outras mais simples, mas eu digo se vocês não interagir com os programa CADe SIMU e LogixPro vocês não conseguem aprender.

Clique aqui para Baixar o CADe SIMU e Clique aqui para Baixar o LOGIXPRO.

Essas atividades são ideais para você iniciar e começar a entrar no mundo da automação, também quero falar sobre as outras linguagens de programação como lista de instruções e FBD (blocos funcionais).


Por que automação não gira só em torno de ladder, como muitos pensam.
#


#