Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Atividade em Comandos Elétricos - Comando Motobomba

Fala amigos, tudo bem? No artigo de hoje, vamos fazer a seguinte atividade. O cliente ligou e informou que quando chove muito forte, seu estacionamento vem a encher de água e essa água precisa ser removida através de 2 motobombas. Caso uma não der conta, aciona-se a segunda.

Capa do Artigo

No exemplo temos uma seguinte situação: quando chove muito forte todo estacionamento enche de água, então essa água precisa ser removida. Veja só a foto:


Olha ai a situação kk.

Solução:

Temos 2 motobombas M1 e M2. b1 é a boia que acionará M1, caso M1 não der conta e continuar a subir rapidamente o nível no tanque, aciona-se também M2 através de b2.

No painel de comando temos 2 partida direta com opção manual e automático, através da chave seletora. A chave seletora posicionará entre o modo manual (operador que aciona o sistema) ou automático (boias aciona o sistema).

Diagrama de Comando do Exemplo em Questão.


Lembre-se de baixar o CADe SIMU 3.0 para realizar essa atividade focada em comandos elétricos. É um sistema bem simples que eu já precisei elaborar e por em prática em um shopping aqui em Sorocaba.


Vídeo da Simulação da Atividade


Bom pessoal é isso! Espero que tenham gostado desse artigo sobre esvaziar, extrair, sifonar água de qualquer local que deseja, utilizando boias e motobombas.

Eletrotécnico Felipe Vieira WhatsApp - Dúvidas em Elétrica? Me chama no WhatsApp agora mesmo - (15) 99686-7998

#


#