Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Como utilizar um Multímetro?

Olá, tudo bem?! Espero que esteja tudo na paz. E no artigo de hoje vamos mostrar como utilizar um multímetro simples que aposto que a maioria dos iniciantes já teve contato com um desses, que custa em torno de R$15 reais no camelô.



Vamos iniciar esse artigo falando sobre suas escalas de medições:

Na escala que está citado na imagem abaixo através da seta é a escala ACV que serve para realizar as medições em tensão alternada, tendo um limite máximo de 750V, ou seja, você poderá medir tensões alternada de 0V até 750V. Se você quiser medir tensões abaixo de 0V como 0.200 milivolt em alternada esse multímetro já não está preparado para isso.

Publicidade:


Obs.: Se eu medir 220V na escala 200V o multímetro queima? NÃO! Ele apenas mostrará o numero 1 não dando leitura nenhuma, na escala 200V você pode medir por exemplo 127V ou tensões abaixo de 200V.


Agora vamos observar outra escala que se destaca com uma seta informando escala DCV. Essa escala só serve para medir tensão contínua com um ajuste de 200 milivolt a 1000V em tensão contínua. Ideal para medir pilhas, baterias e circuitos de placas eletrônicas.


Abaixo temos a escala DCA que serve para medir corrente elétrica, seja ela alternada ou contínua para realizar a medição o aparelho deverá estar em série com o circuito vamos ver um exemplo logo abaixo.

Escala para medir resistência em resistores, essa escala na prática serve mais para quem trabalha bastante com placas eletrônicas e precisa saber o valor de resistores.



Existem diversos resistores com infinidade de valores de resistência.

Abaixo temos a escala de medir diodos, porém muitos eletricistas utilizam essa escala para medir continuidade para identificar fios rompidos ou até mesmo curto circuitos na rede, pelo fato de ele emitir um aviso sonoro. Mas o correto é medir continuidade pela escala de resistência.


Abaixo temos a escala de medir transistor, que é um componente eletrônico que eu particularmente nunca tive a necessidade de medir nem testar :)

Sobre o hFE resumo.

O Parâmetro hFE é conhecido como fator de ganho do transistor, explicando de uma forma rápida, se um transistor tem hFE de 100, isso significa (numa configuração emissor comum, por exemplo) que a corrente de coletor dele será 100 vezes maior (teoricamente) que a corrente de base, ou seja, se a corrente de base for 1 mA, a corrente de coletor será 100 mA. 

Na prática a corrente é limitada pelas características elétricas do componente, fonte de alimentação, etc.

isso é um transistor para quem não sabe ou nunca viu

Bom, falamos um pouco de cada escala que vamos abordar nesse aparelho de medição elétrica. 

Antes de ver os exemplos de medição, veja onde e qual orifício colocar as pontas de prova para realizar as medições:



Vamos agora aos exemplos de utilização.

Medindo tensão alternada, no nosso exemplo temos 2 fases e 1 neutro onde fase/fase temos 220V e fase/neutro temos 127V. Rede bifásica, veja o exemplo abaixo, medimos entre 2 fases na escala ACV tensão alternada que é a energia que recebemos em nossas residências.

Observando a imagem acima, deixamos na escala ACV e na opção 750V para o aparelho medir acima dos 200V certo, se fosse 127V poderia deixar nos 200V. Eu sempre deixo direto em 750V é costume e você também pode deixar.

Publicidade:




Agora vamos ver o exemplo em medir a rede em 127V, onde mediremos entre fase e neutro vejamos o exemplo abaixo:


Conforme exemplo acima, medindo entre fase e neutro da nossa rede temos o valor de 117.9V é difícil dar certinho o valor 127V ou 110V o importante e que sempre de acima de 105 volts para tensão 110V e 205 volts para rede 220V. Observe que deixamos na escala 200V pois o aparelho consegue medir até 200V então ele medirá sem problemas.

Na rede trifásica em 380V temos 380V entre as fases e 220V entre fase e neutro nesse tipo de fornecimento não existe 127V.

Exemplo acima medição entre fase e fase temos 380V abaixo medição entre fase e neutro temos 220V.



Agora vamos ver exemplos de medição de tensão contínua podemos medir pilhas, baterias e diversas fontes que trabalhem com tensão contínua tendo as polaridades + e -. Vejamos o exemplo:


No exemplo tenho uma bateria de 9V então deixo na escala de medição até 20V para um resultado mais eficaz, se eu deixasse em 200 milivolt, por exemplo ele não iria dar resultado nenhum.

Se você for medir a tensão da bateria de um caminhão que é de 24V em tensão contínua, você colocaria na escala 200V para obter o resultado. Veja mais exemplos:


Medindo a tensão contínua de uma pilha de 1,5 Volts se colocarmos 2 pilhas em série teremos 3V veja o exemplo abaixo:


Pilhas em série o valor de tensão é somatória.Se tivesse em paralelo teríamos o mesmo valor 1,5V.

Vamos ver agora o exemplo de como medir corrente elétrica nesse tipo de aparelho, que o ideal é você realizar as medições de corrente com o aparelho chamado amperímetro. Para você medir a corrente você deixará o multímetro em serie com a carga, no exemplo utilizamos uma lâmpada para realizar a medição da corrente.

 Então temos uma lâmpada com a tensão alternada de 127V tendo uma potência de 60 watts através do aparelho em série ele dará o resultado de 0.47 amperes de corrente.

Vamos ver agora exemplo de medição de resistor na escala de resistências, OHMS são inúmeros os tipos de resistores e seus valores, se você tiver resistores para testar você pode efetuar o seguinte exemplo:

No exemplo temos um resistor de 20K e na escala correta ele dará o valor exatamente, mas posso medir outras resistências? Como por exemplo, de chuveiros? Aquecedores? etc.? SIM, você pode até mesmo a resistência de um condutor elétrico (fios e cabos).

Publicidade:




Abaixo vamos falar sobre a escala diodo e como você pode utilizar essa escala, além de medir diodos também medir continuidade e verificar se um cabo elétrico está rompido ou em curto circuito.


Observe acima, vamos imaginar que esse embaralhado de linhas pretas seja um fio elétrico, ele vai e volta certo. Se ele não tiver rompido sempre terá o resultado 002 ou 001 e terá um aviso sonoro apitando, muitas das vezes em circuitos elétricos esses apitos significam curto circuito.

Se você medir as 2 extremidades e não tiver som nenhum ou o resultado não sair de 1 significa que o circuito esta aberto como no exemplo:


E como digo o resultado ficará 1, isso depende do aparelho também claro, não posso confirmar que todos agiram dessa forma. Se você está localizando um curto circuito na rede se não der nada ficar em 1 ou nem apitar, muitas das vezes está tudo bem e você pode ligar o disjuntor. Lembre-se motores e enrolamentos podem apitar mesmo que o circuito esteja tudo bem.

Publicidade:




Outra forma de medir a continuidade de fiação é através da escala resistência também, porém não tem apito sonoro nessa opção.


Você medindo as extremidade das pontas dos circuitos se der algum valor significa que o circuito está fechado, conforme exemplo acima, normalmente deixo na escala 20K mesmo e o resultado será 002. Caso você meça e de o resultado 1, significa que o cabo pode estar rompido ou o circuito está OK depende do que você está realmente procurando.


Como disse, se não der valor nenhum, ficar em 1 significa que circuito está aberto, como no exemplo acima, mas não necessariamente isso pode ser um problema OK.

Publicidade:




Todos esses testes e resultados foram realizados na prática aqui em meu laboratório, espero que vocês tenham entendido de como utilizar um multímetro simples.

Resumindo nesse tipo de aparelho o eletricista vai praticamente utilizar apenas as escalas ACV para medir tensão alternadas da rede e das tomadas, também tensão contínua, e resistências ou a escala diodo para identificar curtos circuitos ou encontrar circuitos abertos.

Até o próximo artigo. Forte abraço! Felipe Vieira.

Recomendamos:




#


#