Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

O que é um relé de impulso? e para que serve?

Olá amigos, tudo bem? No artigo de hoje vamos falar sobre os relé de impulso finder, como você pode utilizar esse tipo de relé para diversas funções.


A função desse relé é a seguinte, cada vez que sua bobina A1 e A2 é energizada através de um interruptor, por exemplo, liga diferentes cargas, comutando seus contatos, ou seja, um pulso liga uma lâmpada, no segundo pulso apaga a primeira lâmpada e liga a segunda. Veja o exemplo abaixo:


Você pode encontrar esse tipo de relé no CADe SIMU ele está com a nomenclatura de step relay que é relé de impulso.

Publicidade:


Veja no relé acionamos o interruptor uma vez, aciona a primeira lâmpada, desligamos pelo interruptor na próxima vez que pressionar acenderá a outra e não a mesma.


Há vários tipos de relés de impulso, incluindo esse da finder que possui várias alternativas e mais sequência de acionamento. Veja abaixo as configuração de sequências para relés finder.


Abaixo temos os seguintes modelos de relés com funções e sequências diferentes:


Eu e meu amigo Rogério Vieira, tivemos uma experiência com esse tipo de relé na inserção do mesmo em sistema de comandos elétricos.

Publicidade:


Queríamos que ele comutasse as bombas para encher uma caixa d'água através de uma boia elétrica, fizemos o diagrama e montamos na prática em meu laboratório e deu tudo certo.

Antes de continuar veja um pequeno vídeo mostrando o funcionamento:


Colocamos uma seletora manual/automática, onde na opção manual através de botoeiras independentes liga e desliga seu respectivo motor.

E na opção automática a boia acionava o finder e por sua vez ligava cada motor de modo que trabalhe da seguinte forma.

A boia abaixa e liga bomba 1 a caixa se enche e desliga o comando e a bomba 1. Na próxima vez que a boia abaixar ligaria a bomba 2, após a boia subir desliga o comando e a bomba 2. Assim repetindo o processo sempre que necessário.

Publicidade:


Abaixo deixarei o circuito de comando que montamos juntos que sirva como aula didática para você treinar comandos elétricos e incrementar um relé de impulso ao seu sistema.


Um forte abraço e até o próximo artigo. Agradeço especialmente ao Rogério Vieira pelo presentinho que me deixou :) e a elaboração desse projeto.


Lembre-se se você quer aprender comandos elétricos do zero você pode fazer nosso treinamento 100% ONLINE em nossa plataforma.

Recomendamos:

#


#