Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

"O conhecimento muda a vida das pessoas"

O que é um relé de impulso? e para que serve?

Olá amigos tudo bem no artigo de hoje vamos falar sobre os relé de impulso finder, como você pode utilizar esse tipo de relé para diversas funções.


A função desse relé é a seguinte cada vez que sua bobina A1 e A2 é energizada através de um interruptor por exemplo liga diferentes cargas, comutando seus contatos, ou seja um pulso liga uma lâmpada por exemplo, no segundo pulso apaga a primeira lâmpada e liga a segunda. Veja o exemplo abaixo:


Você pode encontrar esse tipo de relé no CADe SIMU ele esta com a nomenclatura de step relar que é relé de impulso.

Publicidade:


Veja no relé acionamos o interruptor uma vez aciona a primeira lâmpada desligamos pelo interruptor na próxima vez que pressionar acenderá a outra e não a mesma.


Há vários tipos de relés de impulso, incluindo esse da finder que possui varias alternativa e mais sequencia de acionamento. Veja abaixo as configuração de sequências para relés finder.


Abaixo temos os seguintes modelos de relés com funções e sequências diferentes:


Eu e meu amigo Rogério Vieira, tivemos uma experiencia com esse tipo de relé na inserção do mesmo em sistema de comandos elétricos.

Publicidade:


Queríamos que ele comutasse as bombas para encher uma caixa d'água através de uma boia elétrica, fizemos o diagrama e montamos na prática em meu laboratório e deu tudo certo.

Antes de continuar veja um pequeno vídeo mostrando o funcionamento:



Colocamos uma seletora manual/automática, onde na opção manual através de botoeiras independentes ligase e desliga-se seu respectivo motor.

E na opção automática a boia acionava o finder e por sua vez ligava cada motor de modo que trabalha-se da seguinte forma.

A boia abaixou e liga bomba 1 a caixa se enche e desliga o comando e a bomba 1, na próxima vez que a boia abaixa-se ligaria a bomba 2 após a boia subir desliga o comando e a bomba 2. Assim repetindo o processo sempre que necessário.

Publicidade:


Abaixo deixarei o circuito de comando que montamos juntos que sirva como aula didática para você treinar comandos elétrica e incrementar um relé de impulso ao seu sistema.


Um forte abraço e até o próximo artigo, agradeço especialmente ao Rogério Vieira pelo presentinho que me deixou :) e a elaboração desse projeto.


Lembre-se se você quer aprender comandos elétricos do zero você pode fazer nosso treinamento 100% ONLINE em nossa plataforma.

Recomendamos: