Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Como instalar alarme de incêndio passo á passo

Olá amigos, tudo bem? Aqui quem escreve é Felipe Vieira e vou compartilhar com vocês uma das experiências que tive em instalar uma central de alarme contra incêndio, com sensores de fumaça e sirenes com audiovisual. Recentemente também fiz o artigo Como Instalar botoeiras bomba de incêndio. Você pode consultar clicando aqui!


Então, que sirva de noção para vocês verem como é o funcionamento e a instalação de um sistema desses. No meu caso utilizamos uma central da marca ASCAEL 24_300 essa da foto abaixo:


Não vou entrar em tantos detalhes sobre essa central, pois o objetivo aqui é mostrar como foi realizado a instalação e como funciona o sistema de endereçamento, no final do artigo deixarei o manual disponível caso queira conhecer mais sobre essa central.

Ads:


A alimentação dessa central pode ser 127V ou 220V escolhida através de uma chavinha seletora, porém a saída para alimentação dos componentes (sensor de fumaça, botoeira de incêndio) imagens abaixo:

Sensor de Fumaça, ativa a central e dispara as sirenes caso perceba fumaça no ambiente.
Botoeira acionamento da central que irá disparar as sirenes
Outro item vai fazer parte desse artigo é a sirene audiovisual, que além de fazer um barulho muito alto também tem umas luzes piscantes.

Sirene AudioVisual é a responsável pelo aviso a todos para deixar o prédio em caso de incêndio.
Os itens já estão expostos acima, trabalharemos com a central, botoeiras de incêndio em locais estratégicos e os sensores de fumaça (toda a instalação deve ser de acordo com o projeto elaborado por um engenheiro eletricista e precisa ser aprovado pelos bombeiros).

Ads:


No nosso exemplo aqui no artigo, vamos realizar a simulação para a instalação de 5 sensores de fumaça, 3 botoeiras de incêndio e 3 sirenes áudio visual.

Alimentando a Central

Vamos observar a forma de alimentação desse tipo de central, observamos a imagem abaixo:

Alimentação da Placa ASCAEL 24_300
Recomendações dadas pela fabricante: 

A ligação do equipamento na rede elétrica deve ser feita com fiação de 1,5mm, e deve ser instalado um disjuntor devidamente rotulado no quadro de distribuição para a proteção e permitir a interrupção da alimentação para uma possível manutenção, garantindo assim uma maior segurança na operação e manipulação do equipamento. É imprescindível que o aparelho seja aterrado pelo borne correspondente, assim como a caixa e a tubulação caso esta seja metálica. O sistema de aterramento deve ser exclusivo, não devendo ser aproveitado o terra da concessionária de energia Elétrica.

Vamos observar qual a saída que devemos utilizar para alimentação das sirenes áudio visual, lembre-se o circuito das sirenes devem ser separado da fiação dos sensores de fumaça e botoeiras.


Detalhe interna dos parafusos de ligação da sirene áudio visual:


Dependendo da função que você deseja que a sirene tenha, você levará o circuito composto por 2 fios ou 3 fios, e escolher a configuração desejada, ou seja, apenas sirene (áudio), apenas luz (visual) ou ambos (luz e som), conforme exemplo abaixo:


Lembre-se: essas sirenes são alimentadas por 24Vcc 24 volts tensão continua + e - não inverta as polaridades.

A ligação das sirenes áudio visual não requer qualquer outro tipo de configuração, ou seja, dispensa o endereçamento. Então resumindo, conforme o nosso exemplo, utilizaremos 3 sirenes no nosso exemplo e sua ligação na opção luz+sirene ficará como exemplo abaixo:


Vamos finalizar sobre a ligação das sirenes e agora mostrar como deve ser feito a instalação dos sensores de fumaças, e configurar o endereçamento. Como mencionado acima 5 sensores 

Ads:


Vai sair da central de um cabo especial próprio para sistemas de incêndio contendo três fios preto negativo, vermelho positivo e azul ou branco para comunicação, esse mesmo cabo vai percorrer toda a tubulação desde o primeiro sensor passando também pelas botoeiras de incêndio e indo até o último ponto, seja um um sensor de fumaça ou uma botoeira de incêndio.

Para entender melhor observem a ilustração abaixo:



No nosso exemplo, vamos escolher a opção ligação paralela e não ligação em série como também da para fazer, veja o detalhe abaixo:


Escolhendo a opção paralelo no nosso exemplo ficará assim, como exemplo abaixo: sai os 3 fios da central e passa pelos sensores de fumaça:


Realizando a ligação de acordo com a opção paralelo vermelho no borne L+ do sensor preto no borne L- do sensor e azul no borne comum. Veja o detalhe:


Bom, como vocês podem ter observado no esquema acima, pode ser que no caminho tenha as botoeiras de incêndio também certo, você vai fazer a ligação nesse mesmo cabo do sensor da fumaça sem inverter as polaridades e ligar nos bornes correspondentes, conforme exemplo abaixo:


Fio positivo no borne L+ e negativo no L- e branco ou azul no borne C, você faz isso nas três botoeiras de incêndio que você instalar. Agora vamos falar de endereçamento e entender como funciona. Primeiro vamos ver de uma forma ampla como ficou nosso exemplo: 5 sensores de fumaça 3 botoeira de incêndio e 3 sirene áudio visual. Resumindo podemos dizer que a ordem tenha ficado dessa forma.

Ads:




Agora cada componente, digo os sensores de fumaças e botoeiras possuem chavetas de endereçamento veja o detalhe abaixo:


Também as botoeiras de incêndio, veja imagem abaixo:


Como funciona o endereçamento, você tem que endereçar cada dispositivo usando a formula abaixo:


Para você não se enrolar faça um mapa das posições dos dispositivos espalhados pela construção e numere na ordem se possível na sequência por onde percorre a fiação. Por exemplo:


Bom, após ter realizado todos os endereçamentos é hora de ligar a central e testar as sirenes e com um imã você pode testar os sensores de fumaça se tudo ocorrer bem na central acusará sistema OK.


Essa central possui varias configurações interessantes. Consulte o manual para ver todos os detalhes técnicos.

Lembrando que no trabalho que fizemos tinha 87 sensores de fumaça e 6 botoeiras de incêndio é um trabalho bem minucioso e não aceita erros. Boa sorte!

Fico por aqui galera, espero que tenham gostado do artigo. Forte Abraço! Felipe Vieira.

Recomendamos:

#


#