Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O conhecimento muda a vida das pessoas

#
#

Como instalar central de alarme de incêndio

Olá amigos, tudo bem? Aqui quem escreve é Felipe Vieira e vou compartilhar com vocês uma das experiências que tive em instalar uma central de alarme contra incêndio, com sensores de fumaça e sirenes com audiovisual. Recentemente, também fiz o artigo Como Instalar botoeiras bomba de incêndio. Você pode consultar clicando aqui!


Então, que sirva de noção para vocês verem como é o funcionamento e a instalação de um sistema desses. No meu caso utilizamos uma central da marca ASCAEL 24_300, essa da foto abaixo:


Não vou entrar em tantos detalhes sobre essa central, pois o objetivo aqui é mostrar como foi realizado a instalação e como funciona o sistema de endereçamento. No final do artigo deixarei o manual disponível, caso queira conhecer mais sobre essa central.



Publicidade:


A alimentação dessa central pode ser 127V ou 220V, escolhida através de uma chavinha seletora, porem a saída para alimentação dos componentes (sensor de fumaça, botoeira de incêndio) imagens abaixo:

Sensor de Fumaça, ativa a central e dispara as sirenes caso perceba fumaça no ambiente.
Botoeira acionamento da central que irá disparar as sirenes
Outro item que vai fazer parte desse artigo é a sirene audiovisual, que além de fazer um barulho muito alto, também tem umas luzes piscantes.

Sirene AudioVisual é a responsável pelo aviso a todos para deixar o prédio em caso de incêndio.
Os itens já estão expostos acima, trabalharemos com a central, botoeiras de incêndio em locais estratégicos e os sensores de fumaça (Toda a instalação deve ser de acordo com o projeto elaborado por um engenheiro eletricista e precisa ser aprovado pelos bombeiros).

Publicidade:


No nosso exemplo aqui no artigo, vamos realizar a simulação para a instalação de 5 sensores de fumaça e 3 botoeiras de incêndio e 3 sirene áudio visual.

Alimentando a Central

Vamos observar a forma de alimentação desse tipo de central, observamos a imagem abaixo:

Alimentação da Placa ASCAEL 24_300
Recomendações dadas pela fabricante: 

A ligação do equipamento na rede elétrica deve ser feita com fiação de 1,5mm, e deve ser instalado um disjuntor devidamente rotulado no quadro de distribuição para a proteção , e permitir a interrupção da alimentação para uma possível manutenção, garantindo assim uma maior segurança na operação e manipulação do equipamento. É imprescindível que o aparelho seja aterrado pelo borne correspondente, assim como a caixa e a tubulação caso esta seja metálica. O sistema de aterramento deve ser exclusivo, não devendo ser aproveitado o terra da concessionária de energia Elétrica.

Vamos observar qual a saída que devemos utilizar para alimentação das sirenes áudio visual. Lembre-se: o circuito das sirenes devem ser separados da fiação dos sensores de fumaça e botoeiras.


Detalhe interno dos parafusos de ligação da sirene áudio visual:


Dependendo da função que você deseja que a sirene tenha, você levará o circuito composto por 2 fios ou 3 fios, e escolha a configuração desejada, ou seja, apenas sirene (audio), apenas luz (visual) ou ambos (luz e som), conforme exemplo abaixo:


Lembre-se que essas sirenes são alimentadas por 24Vcc 24 volts tensão continua + e - não inverta as polaridades.

Publicidade:


A ligação das sirenes áudio visual não requer qualquer outro tipo de configuração, ou seja, dispensa o endereçamento. Então, resumindo conforme o nosso exemplo, utilizaremos 3 sirenes no nosso exemplo e sua ligação na opção luz+sirene ficará como exemplo abaixo:


Vamos finalizar sobre a ligação das sirenes e agora mostrar como deve ser feito a instalação dos sensores de fumaças e configurar o endereçamento. Como mencionado acima 5 sensores 

Vai sair da central, um cabo especial, próprio para sistemas de incêndio, contendo três fios pretos negativo, vermelho positivo e azul ou branco para comunicação. Esse mesmo cabo vai percorrer toda a tubulação, desde o primeiro sensor, passando também pelas botoeiras de incêndio e indo até o último ponto, seja um sensor de fumaça ou uma botoeira de incêndio.

Para entender melhor, observem a ilustração abaixo:



No nosso exemplo, vamos escolher a opção ligação paralela e não ligação em série, como também da para fazer, veja o detalhe abaixo:


Escolhendo a opção paralelo no nosso exemplo, ficará assim como na figura abaixo: sai os 3 fios da central e passa pelos sensores de fumaça:


Realizando a ligação de acordo com a opção paralelo vermelho no borne L+ do sensor preto, no borne L- do sensor e azul no borne comum. Veja o detalhe:


Como vocês podem ter observado no esquema acima, pode ser que no caminho tenha as botoeiras de incêndio também, certo? Você vai fazer a ligação nesse mesmo cabo do sensor da fumaça, sem inverter as polaridades e ligar nos bornes correspondentes, conforme exemplo abaixo:


Fio positivo no borne L+ e negativo no L- e branco ou azul no borne C, você faz isso nas três botoeiras de incêndio que instalar. Agora, vamos falar de endereçamento e entender como funciona. Primeiro, vamos ver de uma forma ampla como ficou nosso exemplo: 5 sensores de fumaça, 3 botoeira de incêndio e 3 sirene áudio visual. Resumindo, podemos dizer que a ordem tenha ficado dessa forma:



Agora cada componente, digo os sensores de fumaças e botoeira, possuem chavetas de endereçamento. Veja o detalhe abaixo:


Também as botoeiras de incêndio, veja imagem abaixo:


Como funciona o endereçamento? Você tem que endereçar cada dispositivo usando a formula abaixo:


Para você não se enrolar faça um mapa das posições dos dispositivos espalhado pela construção e numere na ordem se possível na sequencia por onde percorre a fiação. Por exemplo:


Após ter realizado todos os endereçamentos é hora de ligar a central e testar as sirenes e com um imã você pode testar os sensores de fumaça, se tudo ocorrer bem na central acusará sistema OK.


Essa central possui varias configurações interessantes. Consulte o manual para ver todos os detalhes técnicos.

Publicidade:


Fico por aqui galera! Espero que tenham gostado do artigo. Forte Abraço! Felipe Vieira. Lembrando que no trabalho que fizemos tinha 87 sensores de fumaça e 6 botoeiras de incêndio é um trabalho bem minucioso e não aceita erros. Boa sorte!

Recomendamos:

#


#