Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Meus Pequenos Projetos do CLP CADe SIMU

Sabemos que a tendencia é automação, ser um especialista em automação, é de grande diferencial para a carreira profissional, porém pode ser meio confuso de se aprender a linguagem LADDER pois diversos software muda de um para outro, por exemplo CLICK da WEG, LOGIXPRO, CADe SIMU.

Esses citados acima são softwares didático e estão disponível para download na WEB. Antes de continuar seja nosso seguidor e assim você será notificado sobre novidades aqui no Blog via e-mail.

Seja um seguidor 

Para você que é iniciante, você pode começar a treinar no CADe SIMU que é bem fácil e sem complicação, veja alguns projetos que montei utilizando o Software.

Esse projeto abaixo, se refere a um sistema de comando em cascata onde através de temporizadores programados no CLP os motores vão acionando de forma contínua. Que sirva como exercício para seu aprendizado.


Esse projeto abaixo é um pequeno exemplo onde ao acionar a entrada do CLP através do b0, aciona uma lampada, após o tempo programado no CLP aciona depois uma Sirene.

Publicidade:

Um pequeno exemplo do sistema de temporizador do CLP, que sirva como exemplo para seus exercícios.


Achou o primeiro projeto muito confuso? inicie seus exercícios fazendo o projeto abaixo, acionamento de uma bobina de contator.



Esse projeto abaixo é ilustrativo afim de trazer conhecimento a quem precise, nesse projeto é basicamente um sistema de liga e desliga, onde se utiliza 2 botão de pulso um para ligar outro para desligar a lampada, esse é utilizado por exemplo para acionar um motor elétrico.


Esse projeto abaixo, através da configuração da LADDER é possível acionar e desacionar um motor elétrico ou seja lá qual for o equipamento que você utilizar na saida do CLP, através de um único botão de pulso normal aberto.



Esse projeto abaixo trata-se de um sistema partida direta, acionamento de motor elétrico através de botoeiras ligadas a entrada do CLP.



Todo mundo conhece o estrela triângulo convencional certo? mas que tal fazer ele no CLP, veja o exemplo e faça você mesmo no seu CADe SIMU.



Esse projeto abaixo trata-se de um sistema de reversão instantânea de motor, ou seja uma partida direta e reversão como todos conhecem.

Publicidade:

Que sirva como exercício para seus estudos na área da automação.



Esse projeto trata-se de um sistema bem simples para sema faros, um belo exercício para treinar no CADe_SIMU.



Todos os exemplos acima são apenas para conhecimento teórico caso queira por em pratica, confira as ligações corretamente. Lembre-se uma coisa é você simular na teoria na pratica é outros cuidados que você deve tomar.

Publicidade:


#


#