Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Botão de Comandos Elétrico, acesse aprenda mais sobre...

Olá meus amigos tudo bem? espero que sim e no artigo de hoje vamos falar sobre botão de comandos elétricos, sim aqueles para acionar e desacionar maquinas e motores elétricos. Quer receber um Livro de Comandos Elétricos para você se atualizar mais ainda na área? Clique aqui.

Exemplo de botão de acionamento e desacionamento.

Existe uma simbologia variada para os botões, dependendo dos fabricantes. Essa variedade porém, se resume em pequenos detalhes que não prejudicam sua interpretação.

Publicidade:


Usaremos aqui a simbologia adotada pela ABNT. Também ficarão esclarecidos outros detalhes que poderão ser encontrados nos projetos de máquinas, equipamentos e catálogos de fabricantes de botões de comando elétrico.

Veja, abaixo, o símbolo básico para a representação dos elementos que compõem os botões de comando elétrico. Os botões de comando elétrico são especificados pela letra b minúscula e um índice numeral que especifica o número de botões existentes nos circuitos de comando elétrico.


Quando o botão é DESLIGA a especificação é b0 (b,índice 0).
Abaixo, exemplos da simbologia adotada pelos fabricantes, que é semelhante à adotada pela ABNT.

Esse tipo de botão é conhecido como botão conjugado onde ao pressionar o mesmo poderá realizar duas ações diferentes.


O símbolo dos botões é também representado com os contatos separadamente.


Há esquemas com identificação dos bornes com os números 1-2, 11-12 ou 21-22, sempre com o final 1,2  para os contatos NF e, 3-4, 13-14 ou 23-24 para os contatos NA sempre o final será 3,4.

Publicidade:


Desta forma, temos a representação de um botão – b 1 com um contato normalmente fechado (abridor) e dois contatos normalmente abertos (fechadores).


Os botões de comando elétrico são representados apenas nos diagramas de comandos elétricos, como já vimos em artigos anteriormente. Esses diagramas nos possibilitam a representação das diversas características de ligação, proteção e sinalização do comando elétrico de máquinas, equipamentos, etc.

Exemplo de aplicação: Diagrama de Comando Elétrico com chave disjuntora comandando um motor trifásico com acionamento LIGAR/DESLIGAR na máquina e DESLIGAR à distância da mesma, pelo acionamento de um botão de comando elétrico.
Ex.1 – O diagrama de comando nos mostra que, para colocar a chave disjuntora em condições de manobra, o operador aciona o botão b 1 alimentando a bobina de mínima tensão; para ligar o
motor da máquina, ele deverá atuar no acionamento da chave disjuntora.

Para desligar o motor sem usar a chave disjuntora, basta retornar o botão b 1 para a posição de repouso.



Ex.2 – O diagrama de comando nos mostra que, para efetuar a ligação do motor da máquina, o operador liga o botão b 1 , alimentando a bobina de mínima tensão e aciona o manípulo da chave disjuntora. Para desligar o motor, sem usar a chave disjuntora, basta retornar o botão b 1 à posição
de repouso.



O diagrama de comando também nos mostra que existe uma lâmpada sinalizadora, ligada entre
as duas fases do comando elétrico e outra sinalizadora,  que  liga ao fecharmos o contato auxiliar (NA) da chave disjuntora. Dessa forma, temos um circuito de comando sinalizado.

Publicidade:


Veja agora um esquema montado para acionar um pequeno motor elétrico trifásico, conhecida como chave Magnética Partida Direta, onde nesse diagrama se utiliza os botão NA e NF para seu acionamento e desacionamento.



Bom é isso galera espero que tenham gostado desse artigo sobre botoeiras, até o próximo artigo.

você quer receber um super livro de comandos elétricos 100% original e novíssimo clique aqui.
#


#