Exemplo de conexão de um transformador de corrente.
Os transformadores de Corrente são projetados e construídos para uma corrente secundária nominal, sendo a corrente primária nominal estabelecida de acordo com a ordem de grandeza do circuito de carga.
CORRENTES PRIMÁRIAS NOMINAIS E RELAÇÕES PARA TRANSFORMADORES DE CORRENTE
Ao secundário dos transformadores de correntes, são conectados as bobinas de corrente de relé de proteção, as bobinas dos amperímetros, dos medidores de potência e energia, etc. Portanto, os transformadores de correntes, são empregados para alimentar instrumentos de baixa impedância, e funcionam com o secundário quase em curto-circuito.
Na ausência dos instrumentos conectados, os transformadores de correntes devem ter seus secundários curto-circuitados.
ASPECTOS CONSTRUTIVOS DOS ENROLAMENTOS E NÚCLEOS DOS TRANSFORMADORES DE CORRENTES.
1- TC TIPO ENROLADO.
Cujo enrolamento primário, é constituído de uma ou mais espiras envolvendo o núcleo do transformador.
2- TC TIPO BARRA
É constituído por uma barra, montada permanentemente através do núcleo do transformador.
3- TC TIPO JANELA
Tc sem primário próprio, constituído com uma abertura através do núcleo, por onde passa o condutor do circuito primário formado com uma ou mais espiras.
4- TC TIPO BUCHA
Projetado para ser instalado sobre as buchas dos equipamentos elétricos fazendo parte integrante deste
5- TC NÚCLEO DIVIDIDO
O núcleo pode ser separado para envolver o condutor que funciona como enrolamento primário, e suas características são parecidas com o Tc tipo Janela.
6- TC DE VÁRIOS NÚCLEOS
Constitui de dois ou mais enrolamentos secundários montados isoladamente , possuindo individualmente seu núcleo, formando juntamente com o enrolamento primário um só conjunto.É dimensionado tendo em vista maior relação de transformação dos núcleos.
7- TC DE VÁRIOS ENROLAMENTOS NO PRIMÁRIO
Constitui de vários enrolamentos no primário e apenas um no secundário.
8- TC COM VÁRIAS DERIVAÇÕES NO SECUNDÁRIO
Constituído de um núcleo envolvido pelos enrolamentos primário e secundário, sendo este provido de uma ou mais derivações. O primário pode ser constituído de um ou mais enrolamentos.Como os amperes-espiras variam em cada relação de transformação considerada, somente é garantida a classe de exatidão do equipamento para a derivação que estiver o maior número de espiras .
9-TC COM VÁRIOS ENROLAMENTOS NO SECUNDÁRIO
Pode ser ligado em série ou paralelo, constitui em seu núcleo apenas um enrolamento no primário e vários enrolamentos no secundário.
REFERÊNCIAS
Disponível em Ebah acesso em: 18/03/2016.
Maria Sabrina Pereira / Engenheira Eletricista