AD (728x90)

Dicas para instalação de ventilador de teto

Recomende isso
Veja nas ilustração como você deve proceder para realizar a instalação do seu ventilador de teto, certifique que o disjuntor geral esteja desligado na hora da ligação dos fios.

1. Prepare a fiação

São necessários 5 fios para a ligação da chave com o ventilador: 2 para o motor, 2 para a lâmpada e 1 fio terra. Caso não tenha algum dos fios instalado, passe um fio paralelo extra da parede até o teto com auxílio do passa fio.
Prepare a fiação

2. Monte o ventilador

Monte o ventilador e o lustre de acordo com o manual. Deixe o vidro do lustre e a(s) lâmpada(s) para encaixar depois de completar a instalação.
Monte o ventilador

3. Passe os fios

Passe os fios das lâmpadas por dentro do niple. Passe os fios do ventilador e do lustre por dentro da pequena haste deixando-os sair na base.
Passe os fios

4. Encaixe a haste

Fixe a haste no motor deixando a abertura maior para o lado dos fios. Coloque o pino de fixação. Passe o fio do motor e do soquete por dentro da haste. Coloque o pino de segurança na haste.
Encaixe a haste

5. Fixe o suporte no teto

Com buchas e parafusos apropriados, faça furações e fixe o suporte no teto. Encaixe o ventilador no suporte, certificando-se de que o ventilador não esteja totalmente preso, mantendo seu movimento quando estiver ligado.
Fixe o suporte no teto

6. Ligue os fios do teto

Conecte o fio fase do lustre (preto) e o fio fase do motor (vermelho) ao fase da rede (vermelho) (para rede 127V). Conecte o retorno da lâmpada (preto) ao retorno da chave controle (preto). Conecte o fio de exaustão e o fio de ventilação do motor (brancos) ao capacitor. Arremate com fita isolante ou conectores.
Ligue os fios do teto

7. Ligue os fios na chave controle

Substitua o interruptor simples pela chave de controle. Conecte o fio da chave controle ao retorno da lâmpada (preto). Conecte os 2 fios da chave controle aos fios do motor (brancos). Conecte o fio de alimentação (vermelho) à rede elétrica. Isole o outro fio (preto). Arremate as ligações com fita isolante ou conectores.
Ligue o flexível

8. Finalize

Coloque a(s) lâmpada(s) e encaixe o vidro do lustre. Use a trena para medir a distância de cada pá do teto. Se alguma estiver desnivelada, movimente-a na base do motor até que fique nivelada. Os parafusos do ventilador devem ser conferidos e apertados, pelo menos, a cada 18 meses, além de rever o alinhamento das pás.
Finalize
Ligação dos fios pode varias de acordo com modelo do ventilador veja abaixo alguns esquemas e diagramas de ligação:

Postado por

Felipe Vieira Eletrotécnico a 12 anos trabalha em sua Empresa Fast Help Instalações Elétricas e dedica boa parte do seu tempo a repassar seus conhecimentos aos seguidores do Ensinando Elétrica. O Blog já supera a marca de 6 milhões de visitas desde seu lançamento.

2 Perguntas e Comentarios:

  1. Irmão boa tarde fiz isso tudo...mais o ventilador não roda de jeito nenhum.... Quando coloco a mão no motor ele está quente

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo ao Blog Ensinando Elétrica, deixe sua duvida. que logo responderemos, vasculhe bem o blog tem muita coisa interessante e não se esqueça de virar seguidor e receber atualização de matérias no seu e-mail.

© 2013 Ensinando Elétrica. All rights resevered. Designed by Templateism