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Motor Monofásico com Capacitor de Partida

Olá amigos tudo bem? hoje vamos te ensinar o que é e como se liga motores monofásicos com capacitor de partida. Então bora estudar?

O motor monofásico com capacitor de partida pode ser encontrado em bombas de água de pequenas oficinas, pequenos compressores, entre outras aplicações.

A principal característica externa desse motor é o capacitor de partida preso ao estator vamos usar como exemplo o motor monofásico da weg veja imagem abaixo.

São dois os grupos de enrolamento presentes no motor, sendo o enrolamento principal e o enrolamento auxiliar de partida. O motor possui também um interruptor centrífugo e um capacitor, ambos conectados em série com o enrolamento auxiliar, observe a figura abaixo:


Na partida, o interruptor centrífugo fechado permite a passagem de corrente para o enrolamento auxiliar através do capacitor, o que produz um bom torque inicial. Ao atingir certa velocidade, o interruptor centrífugo abre, desligando o enrolamento auxiliar. O enrolamento principal se encarrega de manter o campo girante que manterá o rotor em rotação.



Para ligar um motor monofásico a rede, devemos nos certificar de que o motor possa ser conectado ao nível de tensão da rede ou que possam ser feitas ligações no motor que o levem a atender a necessidade. No motor apresentado notam-se dois enrolamento principais e um enrolamento auxiliar, figura acima. Cada enrolamento foi construído para uma tensão, exemplificando 110V. A associação de dois enrolamento em série permitiria ligar o motor a rede de 220V. O enrolamento auxiliar neste caso será conectado em paralelo com um dos enrolamentos em série. Para ligar em 110V, todos os enrolamentos são conectados em paralelo. Essas conexões podem ser observadas na representação a seguir:


Este tipo de representação, da figura acima é encontrado nas placas de motores. Associe as ligações da figura acima aos enrolamento da primeira figura, para compreensão elétrica das conexões.

Há motores monofásicos que já vêm ligados internamente, tendo apenas duas ou quatro pontas externas (diferentemente do nosso exemplo). Quando isso acontece, normalmente não há possibilidade de mais tensão de alimentação ou de reversão. Devem ser observadas as ligações recomendadas na placa ou manual do motor.

Como o enrolamento auxiliar é desligado logo que o motor atinge certa velocidade e é responsável por tirar o motor da inércia, determinando o sentido de rotação, conclui-se que para inversão de rotação do motor é preciso inverter a ligação da bobina auxiliar, trocando o 5 pelo 6. Além disso, será necessário esperar que o motor pare ou que a velocidade do motor seja baixa o suficiente para que o interruptor centrífugo feche novamente.
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