Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Passo a Passo programando a iluminação

Olá galera! Nesse artigo vou mostrar como você pode programar qualquer circuito de iluminação para que seja acionada de forma "automática". [Atualizado em 01/05/2020]

GRUPO VIP DE PROFISSIONAIS DA ELÉTRICA NO TELEGRAM [CLIQUE AQUI] PARA PARTICIPAR GRATUITAMENTE.

Antes de mais NADA, se você quer montar esse circuito e simular no seu computador baixe já o CADe SIMU 3.0 simulador de circuitos elétricos.



Vamos supor que você queira "automatizar" um certo circuito de iluminação para que o mesmo seja acionado das 08:30 e desligue as 12:05. Pois bem, temos um painel trifásico em 380V (tensão entre fases) para o circuito das luminárias será necessário 220V (no 380V você terá 220V usando UMA FASE e um NEUTRO.

Observe:

Temos o barramento de "neutro" onde sua tensão é 0V e para cada fio azul que você está vendo nesse exemplo é exclusivo para uma certa quantidade de luminárias OK?

Como disse para se ter 220V em uma rede 380V trifásico, utiliza-se de UMA FASE e um NEUTRO, no circuito de iluminação precisa-se que um disjuntor termomagnético seja utilizado para proteção contra sobrecarga e curto-circuito OK?

Observe:

Para cada circuito "único" utiliza-se UM disjuntor unipolar para a fase e o neutro sai do barramento e é claro utilize o fio de aterramento também, então ficando FASE/NEUTRO/TERRA para ser chamado de UM circuito de uma certa quantidade de iluminação.

Veja na foto acima que temos 10 disjuntores do tipo UNIPOLAR, então temos 10 circuitos independentes espalhados nesse lado do painel, portanto também teremos 10 fios azuis onde eles se fazem "PAR" para formar um circuito. Então se temos 10 fios pretos e 10 azuis quantos circuitos de iluminação nós temos ao total? E é claro, não se esqueça do aterramento.

Continuando...

Agora que você já compreendeu sobre FASE/NEUTRO para circuito de iluminação, vamos dar continuidade.

O programador horário ou relés programáveis ou TIMERs como muitos chamam, é o dispositivo que será responsável pelo acionamento do circuito de forma "automática", ou seja, você programa quais dias da semana e horário que vai LIGAR e DESLIGAR de forma automática.
A configuração é fácil, mas vamos deixar para um próximo artigo sobre "como configurar o relé timer".

O componente que será utilizado para acionar a "carga" da iluminação será o relé de impulso, mais barato que utilização de contatores para esse tipo de aplicação. Se você nunca viu um relé de impulso segue abaixo:

Ele contém uma bobina no caso (220V) e 2 contatos NA, então utiliza-se UM contato NA para fazer UM circuito de iluminação e o outro (no mesmo componente) para um SEGUNDO circuito de iluminação.

Observe o vídeo abaixo fiz uma teste de "energização" de suas bobinas:


Mesmo que sua bobina NÃO seja energizada, você pode acionar de forma MANUAL pressionando esse botão na frente, os contatos fecha e o circuito se aciona também.

Tudo bem, já conheceu os componentes que você vai utilizar para fazer um circuito de iluminação programada e agora cadê o DIAGRAMA ELÉTRICO?


Você sabia que aprendendo a "LER" e compreender qualquer diagrama elétrico a execução na prática fica 100% mais fácil? E muitos não SABEM DISSO e apanham para montar um simples circuito.

Baixar o arquivo .CAD dessa atividade.

Veja abaixo um painel completo de distribuição para esse tipo de aplicação, onde temos o circuito alimentador trifásico em 380V, com seus respectivos disjuntores de proteção.


No painel acima, temos um sistema trifásico alimentador RST+N+T, disjuntor do tipo caixa moldada, barramento de neutro, barramento de terra. DPS e os disjuntores de proteção dos circuitos terminais.

Veja o vídeo da simulação do diagrama dessa atividade:


Já baixou o CADe SIMU? Então que tal você por em prática o que você aprendeu aqui? Baixe o simulador no seu PC e inicie seus projetos de comandos elétricos ou o que você desejar.


Bom galera o artigo de hoje foi esse, espero que tenha gostado. Eu não sei quando volto a postar novamente então.

Fui...
#


#