Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Criar PDF no CADe SIMU

Nesse artigo, mostrarei como você pode salvar o seu projeto de comandos elétricos em PDF. Assim você pode salvar seu trabalho em formato PDF e compartilhar com seus amigos.

Você também aprenderá como configurar no CADe SIMU antes de salvar seu arquivo PDF de forma eficaz.


Você ainda não conhece o CADe SIMU?

O CADe SIMU é um software eletrotécnico que nos auxilia na criação de diagramas de comandos elétricos. Através dele é possível criar quase todo tipo de circuito elétrico (focado em Comandos Elétricos e também CLP e pneumática), desde partida direta de motores até partida de motores com auxilio de soft starter e inversores de frequência. Você pode baixar a versão atualizada clicando abaixo:



Após você ter elaborado seu projeto de comandos elétricos você seguirá os passos abaixo para configurar e salvar seu arquivo como documento PDF e poder compartilhar com quem você quiser.

Antes de mais nada, você precisará ter instalado em seu computador o programa PDFCreator. Você pode baixar agora mesmo no site oficial é gratuito.

Para esse exemplo de artigo vou mostrar os passos salvando um de meus projetos elaborados no CADe SIMU 3.0



Após você ter "elaborado" seu diagrama elétrico, você pode clicar na "lupa" zoom all para ver como seu projeto está na folha. Nesse exemplo utilizamos o formato de projeto A4 horizontal, você pode alterar isso indo em configurações.


Para você testar recomendo que utilize as mesmas definições nesse exemplo, para que seu PDF seja criado com sucesso.

Após você ter seu projeto finalizado, criado e testado (simulado) você deve clicar em "arquivo" e depois na opção "Visualizar impressão" para você ter uma prévia de como seu PDF será criado.

Lembre-se faça esses passos somente depois que você já tiver instalado o PDFCreator.


Nessa tela você pode ter uma prévia do posicionamento do seu projeto na folha de impressão "A4 horizontal" você pode alterar isso indo em configurações como comentado acima.


Você pode alterar as preferências de deslocamento e tamanho do projeto conforme exemplo abaixo:

Vá em configuração:


Você vai alterar na opção de impressão conforme exemplo abaixo, essa configuração específica é para o formato de projeto A4 Horizontal se você utilizar outros formatos você terá que alterar e ir "testando até que fique do seu gosto".



Escala você deixará 1,4 (escala altera o "tamanho do projeto" na folha A4)
Descolamento X 0 (essa função move o projeto para esquerda e direita na folha A4)
Deslocamento Y 100 (essa função move o projeto para cima e para baixo na folha A4)


Exemplo:


Lembre-se todas essas configurações você terá que fazer antes de salvar seu projeto PDF, por isso é importante você aprender essas funções do CADe SIMU 3.0

Salvando o Projeto em PDF

Agora vamos aprender a salvar seu arquivo em PDF, você seguirá esses passos somente depois de ter alterado as configurações e ter visto a prévia do seu documento. Isso você sempre fará em "Visualizar impressão".

1° Passo

Após ter elaborado seu projeto e alterado as configurações como nos exemplo acima, você clicará em "Visualizar impressão".


2° Passo

Você terá a prévia de como seu arquivo PDF será salvo, essa mesma tela será o resultado final do seu PDF por isso é importante você configurar no CADe SIMU antes de você finalizar para salvar seu PDF isso determinará como ele ficará no final.


Você clicará em "Print" e escolherá a opção "PDFCreator" como conforme exemplo abaixo:


Clique em imprimir após selecionar "PDFCreator"


3° Passo

Após você clicar em "imprimir" o programa PDFCreator entrará em ação e criará seu arquivo PDF conforme exemplo abaixo:



Você pode alterar as opções conforme exemplo acima.

Finalizando...


Pronto quando estiver nessa tela seu projeto em PDF já estará salvo onde você escolheu. Basta ir até o local e abrir seu arquivo e compartilhar com seus amigos.


Com o arquivo PDF do seu projeto você pode ver em detalhes as conexões e os componentes com a ferramenta "zoom" de qualquer leitor PDF.


Baixe o CADe SIMU 3.0 para elaborar diagramas de comandos elétricos.


Baixe o PDFCreator para salvar seus projetos em PDF e compartilhar seus esquemas com seus amigos.
#


#