Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Utilizando o CADe SIMU pela primeira vez

Olá amigos tudo bem? veja nesse artigo mostraremos como fazer seu primeiro diagrama de comandos elétricos utilizando o programa cade simu, como exemplo montaremos juntos um diagrama de partida direta siga os passos conforme ilustrações. Você se dedica nas horas vagas a utilizar o programa algumas vezes para aprimorar seus conhecimentos na área de comandos elétricos.

" Ensine o seu cérebro a aprender "

Faça o Download do Programa CADE SIMU para efetuar esse treinamento!


 Primeiramente ao abrir o cade simu ele exigira uma senha de acesso e o mesmo será 4962.

Ad:





A Primeira coisa a se fazer e selecionar a alimentação do circuito de potência no caso do exemplo utilizamos trifásico + pe (terra). Faça como no exemplo abaixo.


Após ter selecionado a alimentação nós iremos selecionar um tipo de proteção para o circuito de potência, usaremos uma chave do tipo seccionadora NH, 

Ad:





mas você pode utilizar outros meios também como Fusíveis Disjuntor etc, mas se você não conhece nada de comandos elétricos siga nossos passos.


Após posicionar o componente Chave Seccionadora você irá agora selecionar o Contator de Potência Trifásico conforme exemplo acima, mantenha sempre os componentes alinhados perfeitamente.


Agora é a vez de inserirmos o dispositivo de proteção relé térmico, faça conforme exemplo acima e de dois cliques e renomeie os componentes conforme exemplo. (RT).Faça o mesmo com os outros componentes, C1 e NH.



Após o rele térmico é a vez de inserirmos o Motor de Indução Trifásico (MIT) 

Ad:





selecione conforme ilustração e alinhe o mesmo com os outros componentes.


Após inserir todos os componentes você vai fazer a parte de fiação do circuito de potência segue o exemplo acima, e veja abaixo como deve ficar.


Deve ficar conforme ilustração acima, e não se esqueça do condutor PE, pronto seu circuito de potência esta pronto agora partiremos para a montagem do circuito de comando.


Primeiro passo é selecionar uma tensão para aplicar na bobina do contator e nos LED de indicação de energização, no exemplo vamos utilizar 127Volts entre fase e neutro, faça conforme imagem.


Assim como o circuito de potência deve ter seu dispositivo de proteção, o circuito de comando também deve ter uma chave com fusíveis do tipo seccionador, mas você pode utilizar outros meios como disjuntor, fusíveis etc. Faça conforme ilustração acima.


Após inserir o dispositivo de proteção do circuito de comando, você deve inserir os contatos do relé térmico, no caso vamos utilizar os contatos NA e NF sendo que NA será acionado quando o relé térmico atuar assim acionando um LED e informando o operador que ha falha no sistema,

Ad:





faça conforme a ilustração.


Após o rele térmico devemos adicionar 1 botão NF e um botão NA, onde NF será o botão de desliga e NF o botão de liga, faça conforme a ilustração


Inserindo o contato auxiliar do contator, esse será o contato de selo o contato responsável por manter o motor acionado após o pulso no botão de liga, faça conforme esquema.


Logo após abaixo o contato de selo coloque uma bobina e renomeie a mesma para C1 e o contato de selo também para C1 para associar ao mesmo dispositivo,

Ad:






observe que o contator de potência também esta com C1 então todos os contatos de C1 terá uma ação quando a bobina for energizada, faça conforme ilustração acima.




Vamos agora inserir dois LED luminoso em paralelo com a bobina conforme imagem acima, onde um dos LED acenderá quando o motor estiver ligado e outro LED acionara somente quando o Relé térmico atuar, faça conforme a imagem veremos o funcionamento logo após.


Pronto você inseriu todos os componentes necessário para realizar a montagem do circuito de comando, agora iniciaremos a fiação, primeiramente insira o fio neutro conforme ilustração se iniciando em N e finalizando em -H, e jampeando para o A2 e X2 de -H.


Após ter inserido o fio neutro, agora você pode colocar o fio fase conforme exemplo, entra no 95, sai do 96 vai para 11 sai do 12 vai para 13 do botão e jampear para 13 do selo e faça a parte de baixo conforme ilustração.


Vamos agora inserir o fio que será responsável pelo acionamento do LED do para informar que o Rele Térmico atuou, faça conforme ilustração, saindo do 98 e indo para o H2 x1.


Analise bem o circuito e veja se tudo esta conforme o exemplo acima, se sim clique em simular conforme ilustração e pressione S1 para ligar o Motor e S0 para desligar.

Ad:



Veja se tudo funcionou perfeitamente, caso não veja sua fiação se todos os fios estão bem conectados.


Testando o LED Relé Térmico, após o circuito energizado e em simulação ou seja motor ligado aperte os contatos do circuito de potencia em cima do rele térmico para o contato no comando se abrir e acender o LED conforme explicação da imagem.

Ad:




Após ter realizado todos os testes, e ter dado tudo certo meus parabéns você acaba de fazer um diagrama de comandos elétricos do zero, uma partida direta.

Ad:



Se você assim como eu adora comandos elétricos e que fazer um curso completíssimo, Solicite nosso treinamento online do curso de comandos elétricos, você pode solicitar clicando abaixo:

Junte se aos mais de 3785 Alunos do Curso de Comandos Elétricos na Plataforma Online!

Veja esses demais artigos pela WEB:


#


#