Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Atividade - [Contador de Pulso] - CADe SIMU 3.0

Oi amigos, tudo bem? Espero que sim, porque por aqui esta tudo as mil maravilhas :)  Vou começar aqui no Blog Ensinando Elétrica uma mini série de exercícios em comandos elétricos e algumas atividades em linguagem ladder, para que você possa aprender e iniciar seus estudos utilizando o SIMULADOR DE CIRCUITOS ELÉTRICOS - CADe SIMU 3.0. Se você ainda não tem está perdendo tempo e deixando de aprender muita coisa. Você sabia que temos um treinamento exclusivo para os iniciantes em comandos elétricos? Você pode fazer a inscrição de graça e aprender a elaborar diagramas de comandos elétricos no CADe SIMU. Clique aqui e faça sua inscrição!



O que se propõe essa atividade?

Você tem um motor elétrico trifásico e somente pode ser ligado através de uma botoeira de pulso com seus contatos NA, e para que o motor seja acionado você precisa dar "três" pulso.

Para desligar o motor você precisa ter outra botoeira de pulso NA para desligar o motor.

Na atividade, você precisa criar uma CLP com 2 entradas e 2 saídas e inserir a sequência ladder e o "contador de pulso", para que esse sistema funcione no simulador.

Contador de pulso é uma das inúmeras funções que temos em um CLP ele serve para contar "pulsos", ou seja, sinais de entrada é muito comum essa função ser utilizada em sistemas mais complexos.

Imagine a esteira passando garrafas, para cada 100 garrafas que se passa por um sensor, conta-se 100 pulsos e após isso o sistema faz outra ação qualquer.

Bom, se você já baixou o CADe SIMU 3.0, abaixo você pode observar como deve ficar seu pequeno projeto desse exercício:

(clique para aumentar em uma definição TOP)

Temos a botoeira B1 responsável por mandar os sinais na entrada I0.1, essa será acionadora da saída Q0.2, após o contador contar os 3 sinais de entrada.

A botoeira B2 é responsável pelo "reset" no contador de pulso, isso simultaneamente desliga a saída Q0.2 que dá condição de acionar a contatora C1.

Lembre-se essa atividade pode mudar de simulador para simulador, ou até mesmo na prática a forma de se fazer a ladder pode ser diferente do CADe SIMU, pois trata-se de apenas um simulador de aprendizagem.

Veja o vídeo da simulação abaixo:


Você também pode baixar o arquivo .cad dessa atividade e simular no seu programa caso não tenha conseguido criar essa atividade.


Espero que tenham gostado dessa atividade e amanhã darei continuidade nos outros exercícios para que você possa aprender utilizando o simulador CADe SIMU 3.0
#


#