Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Aprender Linguagem LADDER - Acionar dois motor com 1 pulso. [Intercalado]

E AÍ galera, to de volta! Desculpa aí a ausência, muitas coisas para resolver ;)  Continuando a série "Aprender Linguagem LADDER", nesse artigo teremos um exercício em linguagem ladder bem legal para você criar aí no seu CADe SIMU e aprender mais sobre linguagem ladder.


O que esse comando faz?

Temos 1 botoeira NA (normal aberto) e uma NF (normal fechado), onde NA liga e NF desliga o circuito. Quando você der o primeiro "pulso" pela botoeira NA que é a botoeira (B1) aciona o motor M1 (motor número 1), você desliga esse M1 pela botoeira NF que é a botoeira (B0).

Quando você der o próximo pulso, ao invés de acionar o motor 1 aciona - se o motor 2, assim intercalando os motores entre si, mas nunca acionando o mesmo duas vezes consecutiva.

Você vai abrir seu CADe SIMU 3.0 PT e criar um pequeno PLC com 2 entradas e duas saídas conforme exemplo abaixo:



Renomeie os componentes conforme exemplo acima, para que sua atividade possa ser simulada perfeitamente, pois se você não nomear corretamente não funcionará a simulação.

Após ter criar o CLP inserido as botoeiras e as bobinas dos contatores, monte um circuito de potência conforme exemplo abaixo:


Renomeie os componentes conforme exemplo acima para que sua atividade possa ser simulada perfeitamente, pois se você não nomear corretamente não funcionará a simulação.

Na parte de inserir as entradas e saídas da ladder, você vai deixar exatamente como abaixo, antes mesmo de renomear, confira se tudo esta de acordo com o exemplo abaixo:


Após ter colocado as entradas e saídas conforme exemplo, renomeie as entradas e saídas como no exemplo abaixo, para que sua simulação funcione perfeitamente.

renomeie as entradas e saídas da ladder e veja que todas as etapas tem que estar no mesmo projeto é claro, conforme exemplo abaixo:


Faça a inserção das conexões entre as entradas e saídas ladder, conforme exemplo abaixo:


Se você fez tudo certinho você terá o resultado abaixo e tudo estará pronto para realizar a simulação.


O que esse comando faz?

Temos 1 botoeira NA (normal aberto) e uma NF (normal fechado), onde NA liga e NF desliga o circuito. Quando você der o primeiro "pulso" pela botoeira NA que é a botoeira (B1) aciona o motor M1 (motor número 1), você desliga esse M1 pela botoeira NF que é a botoeira (B0).

Quando você der o próximo pulso ao invés de acionar o motor 1 aciona - se o motor 2 assim intercalando os motores entre si, mas nunca acionando o mesmo duas vezes consecutiva.

Veja o vídeo da simulação para entender melhor o funcionamento:


Você também pode criar essa atividade utilizando o programa LogixPro Simulador de PLC é um programa muito utilizado pelos estudantes de automação industrial, você pode baixar agora mesmo clicando aqui

Atividade no LogixPro:


Bom o artigo de hoje é esse, espero que tenham gostado e não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e enviar o link para seus amigos também aprender sobre linguagem ladder, interagindo com os simuladores seu aprendizado aumenta 100%.

Você pode baixar o arquivo .cad dessa atividade, caso não tenha conseguido criar essa atividade, faça o download do projeto prontinho clicando abaixo:



#


#