Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Como ligar um timer com comandos elétricos

Fala amigos, o artigo de hoje foi inspirado na dúvida de um amigo que me mandou a pergunta no meu whatsapp. A dúvida era de como ligar um timer para acionar uma bomba de piscina, porém além da bomba ser acionada pelo timer, ele também queria que desse para ligar via botoeira (manual).

Ilustrativo


Fique conosco nesse artigo, baixe o CADe SIMU PT para realizar essa atividade pois no simulador você consegue fazer um comando com o TIMER.

Existem diversos modelos de TIMER e você deve identificar qual é a alimentação para que o mesmo apenas "ligue" e identificar o comum e o "retorno", esse será o que acionará a "carga".

Segue o primeiro esquema simplificado. Lembre-se se o modelo de timer for diferente talvez você precise fazer algumas alterações, mas não muda muita coisa.


Como funciona esse comando?

Temos um motor elétrico que pode ser acionado via "automático", ou seja, pelo TIMER onde o eletricista configura os dias e horas para ser ligado e desligado de acordo com a configuração desejada.

Por exemplo, todos os dias a bomba funciona das 10:00 até as 14:00, 7 dias ou menos, sempre que chegar no horário programado o timer fecha o contato e aciona o comando energizando a bobina -KM1.

Caso o TIMER de algum problema, o eletricista vai lá e gira a chave seletora no modo "manual", esse é acionado pela botoeira -S1 de liga e pode ser desligado pela botoeira -S0.

Como disse, esse comando pode ser criado para simular o funcionamento através do programa grátis CADe SIMU 3.0, se você ainda não utiliza está perdendo tempo de aprender.


No CADe SIMU, faça o exemplo acima coloque o timerzinho e configure os dias e horários para simular, conforme a hora do seu computador de dois cliques e configure o tempo, conforme exemplo abaixo:


Lembre-se de nomear a bobina do timer e o contato aberto com a mesma nomenclatura para que a simulação funcione.

Se você quiser baixar o arquivo .cad dessa atividade, basta clicar abaixo e abrir no seu CADe SIMU 3.0.



Espero que esse artigo ajude muitas pessoas na INTERNET que precisam de ajuda de como ligar um timer digital e ainda inserir opção de acionamento MANUAL por botoeiras.

VENHA PARTICIPAR DOS GRUPOS DE ELÉTRICA NO WHATSAPP É GRATUITO!

Fui e até o próximo artigo!
#


#