Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Tomadas Industriais - O que são?

As tomadas do tipo industriais de 3 pinos e 4 pinos são especialmente projetados para a área industrial em geral, tendo aplicações entre 16A, 32A, 63A e 125A. Muito comum ser utilizada para ligação de motores elétricos.



São diversos modelos encontrados, a ligação pode ser através da rede trifásica 220V/380V/440V  também podemos nós deparar com tomadas de 4 polos, trifásico + neutro + terra. (imagem abaixo)

Resultado de imagem para sobre tomadas industriais 4 polos

Normalmente são utilizados cabos do tipo PP de 4 vias para ligação dessas tomadas e extensões, se você trabalha na área industrial com certeza já esta bem familiarizado com essa tipos de tomadas e plugs, na época que trabalha na industria, tinha bastante troca e mudança de layout das maquinas e tínhamos que refazer todas as instalações :)


Exemplo de Quadro com Tomada Fêmea. 16A


Ligação Detalhes:


Não fiz esquema elétrico por que não há necessidade é muito fácil, mas lembre-se de comprar a tomada certa com a corrente adequada para o equipamento. Lembre-se também de utilizar o prensa cabo corretamente para que os contatos não afrouxe com o tempo e possa dar problema de mal conexão.

3F+T

Confira abaixo o Vídeo da WEG com mais detalhes sobre Tomadas Industrias.


Clique aqui para ter acesso a mais informações sobre tomadas industriais, baixe o PDF da WEG.

Ads:



Veja também artigos recomendados:


#


#