Header AD

Instalações Elétrica Residencial

Olá amigos tudo bem? espero que sim e no assunto de hoje vamos criar um artigo ensinando a vocês o caminho para começar o projeto básico de uma instalação elétrica de uma residencia.

Como exemplo vamos utilizar a planta elétrica de uma casa de 4 cômodos e 1 banheiro conforme imagem abaixo:


Para iniciar o projeto é bom você ter uma planta baixa da casa, ou se não tiver faça você mesmo um desenho contendo as paredes janelas e portas, para você posicionar o quadro de luz, tomadas e interruptores.

Publicidade:


passo, escolha bem o ponto onde ficará o quadro de distribuição, ele deve ser de fácil acesso, veja no exemplo abaixo:


A posição do quadro de distribuição é muito importante, pode ser instalado no corredor ou sala por exemplo.

 Você agora pode determinar quantos e quais os locais que ficaram os pontos de iluminação  que também será as caixa de passagem para os demais circuitos. Veja o exemplo abaixo:


Determine quantos pontos cada comodo necessita para uma boa iluminação, ou caso você utilizar apenas um pode escolher um tipo de luminária com mais potência.

Publicidade:


passo após ter inserido e determinado onde e a quantidade de iluminação terá a casa, você pode distribuir os pontos de tomadas. Veja o exemplo.


Dúvida, quantos pontos devo ter em cada comodo? não existe uma regra para isso se você quiser por 4 ou 10 tomadas a decisão é sua, desde que não sobrecarregue o circuito ligando muitos equipamentos. O comum é que cada tomada tenha uma potência minima de 300VA para tomadas de uso geral.

passo, insira e posicione a simbologia dos interruptores que acenderam as lâmpadas de cada comodo, veja o exemplo abaixo:



Lembre-se nunca coloque interruptores atrás de portas, o acesso ficará difícil e defina quem é interruptor simples e interruptor paralelos caso tiver. Interruptor simples acenderá uma ou mais lâmpadas a partir de um local, interruptor paralelo acenderá uma ou mais lâmpadas a partir de 2 pontos destintos.

Publicidade:


passo, bom após você ter inserido todos os pontos de tomadas e iluminação você já pode elaborar qual melhor caminho o eletroduto (conduite) correrá de uma caixa de passagem a outra para passagem da fiação. Veja o exemplo abaixo.


Lembre - se todos os pontos deve ter ligação, da caixinha do centro para as tomadas do comodo, e de uma caixinha para outra, se você puder deixe mais de um caminho, pois caso o numero de fios ultrapasse o limite da secção do eletroduto você pode passar o resto dos circuitos por outro caminho.

Não, fiz a fiação nesse projeto para vocês poderem imprimir e desenvolver os circuitos para esse exemplo, basta clicar na imagem e imprimir.

Simbologia e Fiação
Após você ter feito todos os passos acima, você já pode determinar a quantidade de circuitos de a casa terá e quais os caminhos que ele deverá percorrer.

Publicidade:


No nosso exemplo, podemos deixar 1 circuito para iluminação, e 3 circuitos para as tomadas de uso geral e o circuito do chuveiro, por exemplo.

Bom galera é isso a dica de hoje, é muito fácil e simples realizar a montagem de um pequeno projeto para uma residência e determinar a quantidade de pontos de tomadas e iluminação.

Lembre-se para circuitos de chuveiro utilizem circuito separado, e caso tenha outros equipamentos como ar condicionados e torneiras elétricas banheiras etc, também circuitos separados e bem dimensionados.

Recomendamos:

Instalações Elétrica Residencial Instalações Elétrica Residencial Reviewed by Ensinando Elétrica on 13:19 Rating: 5

Nenhum comentário

Deixe seu comentário sobre esse artigo, você também pode personalizar com o emoticons disponíveis acima. Em breve estaremos respondendo. Lembre - se para comentar você deve ser um membro do Blog, você pode seguir pelo gadjet seguidores.

Post AD