Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

O que são os curto - circuitos nas instalações?

Curto circuito na instalação elétrica: o que fazer

No ramo da eletricidade um dos problemas mais comuns são os curtos-circuitos. Eles podem acontecer em diferentes níveis da rede elétrica, desde uma tomada até a ligação no disjuntor.



Este tipo de problema costuma causar bastante prejuízo, podendo queimar um aparelho eletrônico ou danificar diversos fios. Em casos mais extremos o curto-circuito pode ser responsável por um incêndio maior e acabar destruindo um imóvel.

Na maioria das vezes, os curtos circuitos acontecem por falha humana, seja na instalação ou no uso dos equipamentos do dia a dia. Desde fios de diâmetro errado até sobrecarga da rede, o curto-circuito pode acontecer a qualquer momento com quem não toma cuidado.


O que é o curto-circuito?

O curto-circuito acontece quando há um aumento repentino da carga elétrica em um fio ou aparelho. De forma bem simples, equipamentos e fios são feitos para aguentar até uma cerca carga, quando ela é ultrapassada os componentes não resistem ao calor e derretem ou explodem.

Ads:


Isso acontece bastante com instalações onde a bitola do fio é de um diâmetro menor do que o exigido pelo equipamento. Isso faz com que o fio superaqueça e leva ao desarme do disjuntor para evitar problemas maiores.

Esta sobrecarga também pode acontecer ao ligar equipamentos 110v em tomas 220v. Outra situação comum para o favorecimento do curto-circuito é quando há muitos equipamentos ligados à uma mesma tomada, mesmo com o uso de réguas.

Os equipamentos aumentam a passagem de energia pelos fios da tomada, podem elevar a temperatura e causar um curto-circuito por derretimento.

Outra situação é quando o curto é fechado por algum motivo. Fios desencapados quando encostam um no outro podem gerar faíscas, queimar equipamentos ou começar um incêndio. Apesar de não ser algo normal, é possível de acontecer.

Como identificar um curto-circuito?
Os curtos circuitos são fáceis de serem notados, principalmente quando acontecem por fios desencapados. Porém, eles podem ser mais silenciosos e danificarem o imóvel ao longo do tempo, sem que você perceba indícios visuais.

Alguns dos principais sinais de curto-circuito são:

>Cheiro de queimado – Geralmente este é o primeiro indicativo de que há algo errado com alguma instalação ou equipamento eletrônico. O cheiro de queimado vem dos componentes de plástico que não suportam a carga térmica e derretem, assim como a capa dos fios. O cheiro é geralmente forte e tende a durar bastante tempo, o odor é o mesmo de plástico queimado.

>Tomadas manchadas – Também por causa da queima do plástico (que tem fumaça preta) algumas partes da instalação podem ficar manchadas de preto e com aspecto de queimadas.
Lâmpadas e equipamentos com tempo de vida útil reduzido – A sobrecarga elétrica pode fazer com que os equipamentos parem de funcionar pelo tempo determinado. Se você está notando que algumas lâmpadas queimam muito rápido, ou tem equipamentos eletrônicos que estragam com frequência, é provável que haja um curto.

>Quedas de energia constantes – Geralmente quando há um curto-circuito em um imóvel, existe uma queda de energia constante, muitas vezes causada pelo desarme do disjuntor. O disjuntor é responsável por garantir que o curto não inicie um incêndio e danifique o imóvel. Se o disjuntor continua desarmando sem motivo aparente, há um curto em algum lugar.

Curto-circuito – o que fazer?

Se o curto-circuito for imediato, como acontece em equipamentos em voltagem errada, desligue o aparelho da tomada e verifique os fusíveis (geralmente eles queimam e evitam que o resto dos componentes sejam danificados). Realize a troca do fusível e volte a ligar o equipamento na voltagem correta (equipamentos bivolt possuem chave de seleção de corrente).

Se o curto for em alguma parte da instalação elétrica e vem acontecendo a mais tempo, é importante procurar a causa do problema. Procure por pontos de sobrecarga, como muitos equipamentos em uma única tomada e tente resolver o problema.

Pode ser que o curto não tenha um motivo tão aparente, que é o caso de bitolas de tamanho incompatível. Nestes casos é preciso chamar ajuda profissional para diagnosticar e resolver o problema.

Ads:


Este é um reparo que deve ser realizado como emergência, já que um curto pode causar um incêndio. Até tudo ser solucionado é necessário usar o mínimo possível da rede elétrica para evitar novos curtos.

Como evitar um curto-circuito?

A principal dica para evitar um curto-circuito é nunca descuidar do uso da rede elétrica ou da sua montagem. O primeiro passo é garantir que a instalação e os reparos elétricos sejam feitos por pessoas capacitadas e devidamente preparadas.

O segundo passo importante é usar a rede elétrica com cuidado, nunca ligando vários equipamentos em uma única tomada, mesmo usando réguas e nem usar equipamentos com carga maior do que a rede elétrica necessita.

Recomendado:

#


#