O que é e para que serve o relé de interface? - Ensinando Elétrica | Dicas e Ensinamentos

Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

Blog Nº1 dos Eletricistas do Brasil

News:

Home Top Ad

Post Top Ad

gifgifs.com

quinta-feira, 10 de maio de 2018

O que é e para que serve o relé de interface?

Fala amigos, estou trabalhando bastante e realmente estou sem tempo, para criar artigos no blog como antes, mas hoje tenho uma pausa para estar elaborando um artigo para vocês na área de comandos elétricos.

Galera você conhece o relé de interface? sabe o que é e para que serve? fique conosco atente-se na leitura e vamos aprender.

Relés de interface, Relé acoplador, Relé auxiliar tem vários nomes conhecidos ai pelos eletricistas, cada um de um jeito rsrs, bom primeiro vamos ver como são os relés de interface veja a imagem.


Galera veja por exemplo esses modelos de relés de interface que temos aqui em nosso laboratório do nosso curso de comandos elétricos, temos o modelo 24vdc e o modelo 220vac, que são a alimentação das suas bobinas.

Sua simbologia pode ser dada pelo exemplo abaixo:


Os relés mais comuns de ser encontrados são os de 24vdc continua pelo fato de ser muito usado em saídas de CLP e placas de automação de extra baixa tensão. Imagem abaixo:


Os relés de interface (relé acoplador) são amplamente utilizados em industrias de automação e painéis elétricos afim de multiplicar contatos e otimizar comandos.

Publicidade:


O rele de interface nada mais é que interruptor elétrico que executa a função de abrir e fechar um circuito eletromecânico ou eletrônico mantendo a isolação elétrica entre o comando e o circuito. Ele é capaz de controlar um circuito elétrico utilizando contatos normalmente aberto (NA) em que o contato permanece aberto quando o rele não está energizado ou contatos normalmente fechado (NF) em que o contato permanece fechado quando o rele não está energizado. Em ambos os casos, a energização do rele de interface permitirá uma condução de corrente elétrica pela bobina do rele que por sua vez mudará o estado dos seus contatos.

Compreenda o seguinte, independente da tensão das bobinas desse relé, a tensão de comando pode ser independente da tensão da bobina, ou seja por exemplo seu relé é 24vdc mas preciso que ele de condição a uma bobina de contator 220V, normal só você passar pela fase no comum que é o contato de "entrada" que por sim comutará e sim deixará a fase alimentar a bobina 220V.

Diagramas de ligação exemplos

Galera, se vocês baixar agora mesmo o CADe SIMU clicando aqui, você consegue montar um exemplo para utilizar um relé de interface junto á saída de uma CLP, conforme exemplo abaixo.

Diagrama em modo de repouso.


Diagrama em modo de execução (simulado)


Para ficar mais legal nosso artigo vou disponibilizar o exemplo desse circuito em vídeo para que você veja como tudo funciona.


Se você quiser ver dados técnicos desses relés basta clicar aqui, galera espero que tenham gostado desse artigo, e prometo que assim que tiver uma folga do trabalho, estarei criando mais um artigo para vocês.

Publicidade:


Lembre-se para ajudar o Blog a crescer, você pode nós ajudar adquirindo nosso treinamento 100% ONLINE em comandos elétricos, basta clicar aqui!

Veja artigos recomendamos abaixo:

2 comentários:

  1. Parabéns e obrigado por disponibilizar do seu conhecimento, isso é de muita importância para nosso país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marcela seja sempre bem vindo ao Blog Ensinando Elétrica.

      Excluir

Os comentários acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião do Blog Ensinando Elétrica.

Post Bottom Ad

gifgifs.com