Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Calcular o consumo de energia elétrica da sua fatura.


Olá pessoal, no artigo de hoje vamos dar dicas e mostrar como você pode fazer para calcular o consumo dos seus equipamentos e saber se o total de KW/h de sua fatura de energia está sendo cobrado certo.





Saber calcular o consumo de energia é uma ajuda e tanto para controlar os gastos da sua casa. O cálculo é simples e rápido de fazer. E, além disso, é possível escolher aparelhos e utensílios que gastem menos energia, já sabendo quais são as premissas básicas. Veja agora algumas dicas para diminuir o seu consumo de energia e saber como calculá-lo.



Cada equipamento e/ou utensílio que você utilize em sua casa ou escritório tem uma potência medida em Watts (W). Essa potência vem especificada normalmente na embalagem do produto e pode ser visualizada sem maiores complicações. A medida citada deve ser transformada em quilo Watts (kW) para que possa ser feito o cálculo que veremos a seguir. Outra sigla que precisaremos saber é uma das mais conhecidas a Hora (h).

Entenda como calcular

Primeiro, você deve verificar a potência (W) do aparelho que deseja medir o consumo de energia. Após isso, você deve multiplicar o valor pelo número de horas que o aparelho permanece ligado durante o mês (se você deseja fazer um cálculo mensal, porém também pode ser feito por dia, basta multiplicar pelo valor de horas que o aparelho permaneceu ligado no dia). O próximo passo será dividir o resultado da multiplicação por 1000. Isso fará com que à medida que estava em Wh seja transformada em kWh. Isso deve ser feito porque 1 kW é igual a 1000 W. E a medida mais utilizada para a conta final é o kW. Veja abaixo a fórmula mais bem representada.

Esse cálculo deve ser feito para cada aparelho de sua casa ou escritório. Ao final, some todos e obtenha o consumo de energia total de sua casa.

Publicidade:
Abaixo um cálculo de exemplo onde temos 2 lâmpadas de uma Sala que ficam ligadas durante 3 horas. Veja o consumo em KWh de cada lâmpada, depois o consumo total das Lâmpadas durante as 03 Horas.

Vantagens de calcular o consumo de energia

Existem diversas vantagens de calcular o consumo de energia da sua residência ou empresa. Conheça algumas das principais vantagens e aproveite todos os benefícios:

Maior controle

Ao calcular mensalmente o consumo de energia de sua residência ou empresa, você obterá um maior controle de quanto é gasto em cada aparelho. Isso pode ser altamente benéfico, já que você irá conhecer melhor o funcionamento de cada aparelho e já ter uma noção prévia de quanto será gasto em energia no mês.

Economia de energia

É claro que, ao obter um maior controle do seu consumo de energia por mês, você também poderá economizar muito mais. Você pode diminuir o consumo e otimizar o funcionamento dos aparelhos ou até mesmo substituir alguns por outros que utilizem menos energia.

Melhor custo-benefício

Você pode trocar os aparelhos que estão gastando energia demasiadamente por outros que tenham um consumo mais econômico. Hoje em dia, existem muitas marcas que investem no consumo consciente e otimizam a produção dos aparelhos para que eles gastem menos energia do que outros. É importante procurar por aparelhos que possuam esse tipo de certificação para, além de consumir menos energia e economizar, você também contar com aparelhos que funcionem perfeitamente.

Colaboração com o meio ambiente

Além de toda a parte financeira, em que você irá economizar muito mais, fazendo o cálculo de consumo de energia todos os meses, você também irá colaborar para um planeta sustentável. Isso porque, o alto consumo de energia também prejudica de forma indireta ao meio ambiente. Economizando, você colaborará com a sustentabilidade.

Outro exemplo é de Como Calcular o Consumo do Chuveiro Elétrico, que é um dos principais equipamentos que traz gastos nas instalações residenciais.

Não tem fuga: o grande vilão da conta de luz continua sendo o chuveiro elétrico. De longe o equipamento que mais consome energia elétrica, fica difícil curtir um bom banho quando sabemos que a conta não para de subir né? Pois dá para ter um pouco mais de controle sobre seu próprio consumo sem viver na dúvida até a conta chegar. Dê uma olhada em como calcular o consumo de energia do chuveiro elétrico!

Exemplo de como calcular o consumo de energia do chuveiro elétrico

Normalmente a potência máxima de um chuveiro elétrico e de 5500 Watts, porem se você que realizar o cálculo com precisão você pode procura na embalagem do seu chuveiro ou acessar a tabela de consumo do Inmetro clicando aqui.

Vamos seguir nosso exemplo então como um chuveiro de 5500Watts/h sendo usado em sua potência máxima. Watts é a unidade de medida da potência do equipamento. 1000 Watts é igual a 1Kw, ou seja, nosso chuveiro tem uma potência de 5,5kw/h.

Publicidade:
Suponhamos então que você mora com sua esposa e que cada um de vocês tomam 2 banhos por dia que duram em média 15 minutos cada um. Teremos então 4 banhos por dia gastando 60 minutos ou 1 Hora por dia com o chuveiro ligado.

Como base nos dados vamos aprender a calcular o consumo de energia do chuveiro elétrico em descobrindo o valor gasto e Kwh/Mês. Para este exemplo vamos utilizar o valor de R$ 0,38 por Kwh. Para um cálculo mais preciso consulte o valor do Kwh na sua conta de energia.

Potência Máx. do Chuveiro Elétrico = 5500Watts ou 5,5 KW

Banhos por dia = 4 x 15 min cada = 60 Min ou 1 hora por dia

Dias por mês = 30 Dias

Tarifa = R$ 0,38 Kwh



Ao fazer essa conta você pode controlar o consumo delimitando o tempo de uso do chuveiro e reduzir significativamente o gasto com energia elétrica, lembrando que equipamentos com resistência são os que mais pesam na conta. Em alguns casos, pode ser vantajoso instalar o chuveiro a gás, que não consumirá energia elétrica, porém pode aumentar o consumo de m³ de água. Mas falaremos sobre isso em outro artigo.

Publicidade:

#


#