Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Os 3 principais diagramas de comandos elétricos que devemos aprender

Olá amigos, tudo bem? Espero que esteja tudo na paz e na tranquilidade. Para darmos início a esse artigo cujo o tema é " Os 3 principais diagramas de comandos elétricos que aprendemos ".

BAIXE JÁ O CADE SIMU + E-BOOK DE COMANDOS ELÉTRICOS



Se você já fez ou está realizando algum curso de comandos elétricos, tenho certeza que esses três diagramas que iremos falar, você vai aprender ou com certeza já aprendeu e sabe muito bem montar na prática.

Os componentes que você com certeza terá que ter para montagem na prática (apenas exemplos).



São eles:

➤ Partida Direta de Motores Elétricos Trifásicos ou Bifásicos / Monofásicos.

Partida Direta nada mais é que acionar qualquer motor elétrico a partir de um contator elétrico com seu relé térmico para proteção do motor. Onde apenas precisamos de 1 disjuntor para proteção do circuito de potência, 1 disjuntor para circuito de comando, 1 botoeira na verde para ligar, 1 botoeira vermelha para desligar, e é claro, um contator elétrico contendo os contatos de trabalho e pelo menos um contato auxiliar NA para o circuito de selo.

Veja só! Se você sabe que realmente não entende NADA em comandos elétricos você precisa urgente clicar abaixo, e fazer nosso treinamento ONLINE.



Como podemos realizar a montagem do diagrama elétrico desse tipo de partida? Realizei as montagens como exemplos no software CADe SIMU, que alias é uma ótima opção para você aprender comandos elétricos.


Veja os desenhos abaixo: (você pode clicar no desenho para aumentar de tamanho e ver a real qualidade das imagens)


No exemplo acima, é simplesmente o que se dizem " Partida Direta " que funciona com duas botoeiras uma liga e outra desliga e um contator. Liga através de B0 e desliga através de B1.

Esse tipo de partida é recomendada apenas para motores de baixa corrente, ou seja, até no máximo 15CV, para motores de maior potência é necessário outro método de partida.

Como posso melhorar esse tipo de partida? Por exemplo, colocar umas sinalizadoras ou até mesmo um relé falta de fase para proteger mais ainda meu motor?

Veja o desenho abaixo, de como você pode inserir um relé falta de fase no próprio CADe SIMU e até mesmo simular.


Veja que o relé só fecha seu contato 15,18 ou pode se encontrar 11,14 depende do modelo do relé, então ele fecha seu contato, dando condição ao resto do comando, se faltar fase esse contato 15,18 abre desligando imediatamente o motor e o comando todo.

Como incrementar os LED sinalizador de estado (ligado, desligado)?



Observem o desenho acima, temos um LED verde para ligado em paralelo com a bobina a1 e a2, e um LED que passa por um contato NF de K1 esse acenderá apenas quando o motor estiver em repouso, você pode montar esse circuito no CADe SIMU e simular para compreender o comando.

➤ Partida Direta com Reversão de Motores Trifásicos.

Sistemas onde necessitam que o motor funcione no sentido horário e anti-horário é necessário realizar esse tipo de comando, onde se chama " Partida Direta com Reversão, ou seja, o operador pode ligar o motor no sentido horário e se quiser também no anti-horário. Também é utilizado em motores de corrente baixa certo até 15CV, para correntes maiores aplica-se outros métodos.

Veja o desenho abaixo:


Observando o desenho básico, temos um conjunto de botoeira B0 e B1 que é responsável em ligar o motor no sentido horário, esse se estiver acionado não é possível acionar a reversão.

Então, ao desligar o motor totalmente é possível através de B2 e B3 ligar no sentido anti-horário, também se estiver ligado no sentido anti-horário não é possível acionar o sentido normal desde que o motor esteja desligado e sem rotação.


Como inserir os sinalizadores de estado nesse circuito de comando? veja o esquema abaixo:


Podemos observar as condições dos sinaleiros, onde se o motor ligar no sentido horário acende um LED e apaga-se um dos LED vermelho, o outro mantém ligado informando que o sentido anti-horário esta em OFF. Ao desligar através do B0 e ligar o B2 acende o outro LED verde que indicará motor sentido anti-horário e o LED vermelho que estava já acionado apagará. Você pode montar esse diagrama e simular para compreender melhor. Baixe o CADe SIMU clicando aqui!.

Como inserir o relé falta de fase? Veja o esquema abaixo:


Acima podemos observar a inserção do dispositivo de proteção relé falta de fase que serve para proteger o motor elétrico contra falta de fase, quando ele detecta uma falta de fase imediatamente desliga o comando que por sua vez desliga o motor.

➤ Partida Estrela - Triângulo.

Esse tipo de partida é aconselhável para motores com corrente superior a 15CV que tenham 6 pontas, ou seja permite sua ligação tanto para 220V ou 380V, ou até mesmo motores especiais que possa ser ligados em 440V e 760V mesmo sendo 6 pontas.

Esse tipo de partida tem a função de reduzir a corrente de pico de partida em 88% da corrente nominal, ou seja sua partida será mas suave do que você tentar partir um motor desses em partida direta.

Vamos aos diagramas:


Acima temos o diagrama básico para esse tipo de comando onde ao ligar B1 aciona K1 e K3 que faz seu fechamento em estrela, que receba em torno de 57,9% da tensão de alimentação, no caso do exemplo em 220V equivale a 57,9% de 380V). Uma redução para 57% da tensão provocada, sob condição adequadas, uma redução da corrente e do conjugado de partida de 0,579.2 isso é aproximadamente 1/3. No próximo artigo falaremos sobre dimensionamento dos componentes e cálculos que desejamos realizar para dimensionar esses componentes para este método de partida.

Abaixo temos o desenho com os sinaleiros colocados também, você pode passar ele para seu CADe SIMU e simular para compreender o funcionamento.


Bom galera, então as 3 partidas de motores mais importantes que você deve conhecer são:

  • partida direta
  • partida direta com reversão
  • estrela triângulo
Se você não entendeu neca de pitibiriba do que eu falei aqui, você realmente precisa fazer nosso curso em comandos elétricos clicando abaixo:



Também quero deixar a recomendação, venha fazer parte do nosso novo grupo de elétrica no Aplicativo Chat dos Eletricistas, nós podemos lhe ensinar comandos elétricos! Basta você querer e vir entreter conosco.
#


#