Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Como criar seu primeiro projeto LADDER no CADE SIMU

Olá amigos no artigo de hoje vou fazer um rápido tutorial em 10 passos de como você pode montar um sistema de partida de motores utilizando o software CADE SIMU 3.0 se você ainda não tem ele instalado no seu PC você pode baixar clicando aqui!. Você não precisa se inscrever em nada, pode clicar e fazer o download gratuitamente.

cortesia Siemens


Publicidade:



Inicie o 1 passo fazendo essa montagem do circuito de potência de uma partida direta.


Abrindo o cade simu, você monta um circuito de potência de uma partida direta, seguindo o exemplo acima, monte o e deixe no canto da folha do projeto.

Publicidade:


Inicie o 2 passo fazendo a alimentação do CLP.


Logo, após você vai inserir o CLP conforme imagem acima, e fazer a alimentação do CLP como o exemplo fase neutro 127V, siga os passos e altera o tipo de layout do mesmo.


Após você fazer o passo 2 você irá fazer como exemplo acima a alimentação da bobina do contator que no exemplo é de 24vcc, lembre-se a alimentação das saídas do relé do clp poderá ser quaisquer uma, independente da alimentação do CLP,  em L1 e N.

Publicidade:



Obersvando a imagem acima, seu projeto deverá estar dessa forma, agora você vai colocar as botoeiras, Liga/Desliga e Fechado do Relé Térmico, de dois clique e renomeie conforme exemplo.


Faça a alimentação da parte de cima dos botões e relé conforme exemplo acima, jampeando da fase de L1, nas saídas dos botões e relé finalize conforme exemplo,

Publicidade:


b1 na entrada I1, b0 na entrada I2 e RT na entrada I3. Faça o deverá ficar conforme exemplo acima.


Use os contatos positivo e negativo para iniciar a criação da ladder, conforme exemplo acima, na barra de feramenta da ladder insira uma saida conforme exemplo acima, e nomeie para Q4.


Após insira os contatos aberto e fechado da ladder conforme exemplo acima, e nomeie conforme exemplo, os mesmos nomes na ladder e no físico devem ser iguais para poder simular.


Após montar a ladder, ficará igual acima, exatamente igual, clicando no botão simulador e acionando a entrada do clp pelo b1, na ladder ela ficará em destaque azul, indicando funcionamento.

Publicidade:



Veja as entradas do CLP e a saída Q4 em funcionamento após pressionado o botão b1 de liga, no físico e no clp ficará dessa forma no exemplo acima, e o contator do circuito de potência irá fechar acionando o motor elétrico.


Esse será o resultado final da criação do circuito partida direta apartr do CLP, no exemplo encrementamos uma nova saída do clp para acionar uma lamdapa indicadora de motor acionado, você pode fazer essa alteração, conforme exemplo acima.


Utilizamos um software proprio para CLP e veja que na ladder é o mesmo que no cade simu, somente muda os endereço de entrada do CLP, que nesse software só aceita entradas I:1/0 adiante.

Publicidade:

Bom é isso galera espero que tenha gostado do artigo, e vamos por a mão na massa abra seu CADE_ SIMU e experimente montar esse circuito.
#


#