Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Sensores Magnéticos

Olá amigos no artigo anterior falamos sobre os sensores indutivos e capacitivos, no artigo de hoje falaremos sobre os sensores magnéticos.



Publicidade:


Sensores Magnéticos

Os sensores magnéticos são compostos por um contato feito de material ferro magnético (ferro, níquel, etc.) que é acionado na presença de um campo magnético (ímã permanente, por exemplo).



Eles fornecem um feedback para o robô com eventos para a sua interrupção ou acionamento de um sistema de comando.

Seu princípio de funcionamento é simples: quando um ímã aproxima-se do sensor, o campo magnético atrai as chapas de metal, fazendo com que o contato elétrico se feche. O símbolo desse sensor pode ser visto na figura abaixo.



Esses sensores são muito utilizados para detectar fim-de-curso em sistemas automático.



Aplicações

Várias aplicações relacionadas a chaves liga/desliga podem ser reproduzidas com sensores magnéticos. Uma possível aplicação é a montagem de um relé simples envolvendo o sensor com uma bobina (imagem abaixo).

Publicidade:





Quando a corrente passa pela bobina, um campo magnético é formado em seu interior ativando o sensor. Com uma bobina e sensor magnético também se pode montar um sensor de corrente.

Outra aplicação de um sensor magnético é montar um sensor de proximidade com um imã permanente. Se o imã passar de certa distância do sensor, as lâminas se tocarão e os terminais entrarão em curto. Com um imã preso a uma roda e um sensor magnético, é possível fazer um encoder, muito útil para se descobrir varáveis como frequência e velocidade de determinado motor.

Publicidade:

#


#