Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Alguns exercícios sobre elétrica.

     Olá galera vamos ver algumas perguntas sobre elétrica e suas respostas, quem sabe uma dessas perguntas não cai em uma prova de entrevista de emprego? Então se liguem em.




1    1- O que é gerador elétrico?

       Gerador elétrico é uma certa máquina elétrica que transforma energia mecânica em energia elétrica. Esta transformação de uma forma de energia em outra, realiza-se por meio de um induzido, dotado de condutores em sua superfície, que ativa em combinação com um campo magnético.

Ads:


     2- Defina a finalidade da ANEEL.

     Agência Nacional de Energia Elétrica, têm por finalidade: conforme as políticas e diretrizes do governo federal, deve fiscalizar a produção, distribuição, transmissão e comercialização de energia.

     3- Qual a função da ONS?

         Operador Nacional do Sistema Elétrico, é responsável pela operação física do sistema e pelo despacho energético centralizado. Têm como objetivo executar as atividades de controle e coordenação de operação de geração e transmissão e distribuição de energia, no âmbito do Sistema Interligado Nacional (SIN).

     4- Qual o objetivo de um sistema elétrico de potência?

        Gerar, transmitir, distribuir energia elétrica. Sempre atendendo determinados padrões de confiabilidade, segurança, qualidade, disponibilidade e custos, com o máximo de segurança pessoal e mínimo impacto ambiental.

:Ads:


     5- Liste ao menos 3 vantagens de sistemas interligados de eletrificação.

  - aumento de estabilidade mais robusto, podendo absorver sem perdas de sincronismo maiores impactos elétricos
    - aumento de confiabilidade.
    - aumento da disponibilidade do sistema.

     6- Determine os tipos de turbinas usadas em usinas hidrelétricas.

           Turbinas são órgãos que transformam a energia hidráulica em energia mecânica.

     Turbina Pelton: conhecida como turbina de ação, pois utiliza energia cinética da água. Este modelo opera com velocidade de rotação maiores que os outros e tem um rotor de característica bastante distintas.  São adequados entre quedas de 2m até 1100m, mais comum em países montanhosos.

    Turbina Francis:Com cerca de 100 metros de queda, as usinas de Itaipu, Tucunaí, Furnas dentre outras no Brasil, funcionam com esse tipo de turbinas. Utilizadas em médias quedas de 40 à 400 metros.

     Turbinas Kaplan: são utilizadas em pequenas quedas, 20 m até 50 m. Diferencia da turbina Francis, pelo rotor.

Recomendamos:



#


#