Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Acionando motor de 2 lugares diferentes

Olá amigos aqui é seu amigo Felipe Vieira e nesse artigo simples e objetivo vou mostrar a vocês como fazer uma partida direta porém ser possível acionar por 2 lugares diferentes o mesmo motor.


Publicidade:

Vamos observar o primeiro esquema de comando.


Observando o esquema acima fizemos funciona da seguinte forma, alem do operador acionar pelo painel o B1 para dar a partida no motor você pode adicionar uma segunda botoeira assim é possível acionar o mesmo motor de outro ponto e a qualquer distancia. Observe que nesse esquema só é possível acionar porém não existe um botão de desliga e nem um botão de emergência então cuidado em utilizar essa aplicação.

Publicidade:

Vamos agora mostrar como você pode adicionar o ponto de desliga também ou seja terá 2 botão de desliga e 2 botão de liga, porém em pontos diferentes.


Observe o esquema acima onde B02 é o desliga no painel e o B1 é o liga no painel, agora repare o B01 esse será o desliga secundário esse você poderá leva-lo onde você queira desligar o motor, e o botão B2 é o liga secundário, ficando junto ao B01.

Vamos imaginar uma maquina onde você precise acionar a mesma de pontos diferentes ligar/desligar é desse forma que você deve realizar e se você quiser adicionar um botão de "emergência " você vai inserir ele entre 96 e 11 do primeiro botão de desliga, caso for utilizar 2 botões de emergência instale ele em série entre o relé térmico e o primeiro botão de desliga, lembre-se as ilustrações servem apenas de apoio didático lembre-se de utilizar sempre os dispositivos de proteções corretos.

Bom é isso galerinha, agradeço a vocês pela visita e lembre-se caso surgir dúvidas em comandos elétricos vocês podem recorrer ao Blog Ensinando Elétrica sempre!

Publicidade:

#


#