Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O maior portal de dicas de elétrica

#
#

Partida direta de Motor com CLP

O primeiro e mais simples programa a ser feito, é o programa para partida direta de um motor de indução trifásico, que tem o formato mostrado na figura.

Imagem meramente ilustrativa


Este desenho está disponível em:
Deve-se lembrar que cada entrada (I) e saída (O) do CLP está ligada fisicamente aos elementos de sinais e/ou comandados, como mostra a figura.

Nota-se que as Botoeiras S0 e S1 foram ligadas respectivamente as entras I2 e I3, assim como a saída O3 foi ligada no relé do contator, e é por isso que se usa estas entradas e saídas mostradas no programa em Ladder. Note que foi utilizado um relé como interface pois a saída do CLP fornece 24Vcc enquanto o motor opera com 220 Vca.


Este desenho está disponível em:
A programação de um CLP envolve o conhecimento de circuitos lógicos e seqüenciais, existem algumas técnicas adequadas que serão estudadas. Por enquanto os programas serão construídos de forma intuitiva através de diversos exemplos, forçando o raciocínio lógico.
Projete o diagrama elétrico de acionamento e de potência protegido por disjuntor motor; elabore o mapeamento de entrada e saída que deve conter botoeiras "Ligar" e "Desligar"; interface com contator para o motor, elaboração da programação Ladder; elaboração de Diagrama elétrico e lista de material.
Crie um programa com o nome ”PD_MOTOR" no projeto PRO1. 

Salve e transfira seu programa no dispositivo de treinamento. Teste o funcionamento no simulador e envie e teste o programa no equipamento disponível.

© Direitos de autor. 2015: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 31/03/2015

Blog do Professor Sinésio Raimundo 

Maria Sabrina Pereira / Engenheira Eletricista

msp.sabrina@gmail.com
#


#