AD (728x90)

Instalação de Cerca Elétrica

Recomende isso

Legislação Normas regularizadoras para cercas elétricas

Ainda não existem no Brasil leis federais e normas específicas que determinem dos requisitos essências de segurança para a instalação a instalação de cercas elétricas.
As normas existentes para regularizar e normatizar esse tipo de proteção na área rural ou urbana ainda são as normas internacionais do IEC (International Electrotechnical Comission) e adotadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Essas normas são a ABNT NBR IEC 60335-2-76, publicada em 03 de dezembro de 2007, tornada obrigatória a partir de 1º de julho de 2011 e a ABNT NBR NM IEC 335-1.
A primeira define apenas os requisitos de segurança construtiva dos ELETRIFICADORES.
A segunda é a norma brasileira que define especificamente a segurança construtiva dos equipamentos eletrodomésticos e similares, estando neste caso também incluso os Eletrificadores.
Existem em alguns Estados ou Municípios, leis estaduais e municipais promulgadas para regularizar a instalação de cercas eletrificadas, mas são apenas locais e não reconhecidas para todo o país.
cerca eletricaEm alguns estados do Brasil fala-se na obrigatoriedade do ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) preenchido pelo profissional eletricista e apresentado ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) para a execução da instalação da cerca elétrica.
Mas não é assim em todo o Brasil, devendo-se então fazer uma consulta prévia a esse órgão em seu município para confirmar essa condição.

Sobre a instalação do eletrificador

eletrificador

O eletrificador é o equipamento utilizado para eletrificar as cercas com uma corrente elétrica pulsante e de elevada tensão entre 8000 a 10000 volts no máximo sem causar a morte ou queimaduras de quem encosta ou esbarra na cerca.
De acordo com a NBR IEC 60335-2-76, além da tensão máxima na saída em 10000 volts, a duração do pulso elétrico deve ter 10 milésimos de segundo.
A corrente máxima deve atingir os cinco mA (miliampères), e os intervalos entre os pulsos elétricos devem ser de 1,2 segundos.
Instale o eletrificador num local, totalmente seco, protegido do sol, das chuvas e de neblinas, numa altura onde os animais e as crianças não possam mexer.
Sua instalação de ser próximo de uma tomada elétrica de 127/220 Volts ou de uma bateria com 12 Volts.
De ambos se o eletrificador for do tipo combinado, neste caso na falta de energia elétrica ele passará automaticamente a operar por bateria.
A maioria dos Eletrificadores que operam por baterias, aceitam o acoplamento de um painel solar devendo este ser compatível ao modelo do eletrificador.

Instalação de cerca elétrica em área rural

A instalação é relativamente simples, constando de moirões de madeira ou de concreto enterrados no chão e distantes entre dois a quatro metros um do outro.
Usam-se isoladores de tipo roldana e arame galvanizado ou de preferência em aço inoxidável nº 14 ou 16, sendo o condutor superior conectado ao eletrificador.
É recomendado a instalação de placas de aviso de cerca eletrificada no mínimo a cada dois metros entre uma e outra.
cerca eletrica

Cerca eletrificada em muros

Neste caso, Todos os condutores são conectados ao eletrificador.
Em cima de muros ou paredes usam-se pontaletes de ferro ou aço chumbados diretamente na cinta de concreto superior ou através de buchas no mínimo nº 8 e parafusos galvanizados.
É proibido usar arame farpado na construção da cerca elétrica, pois compromete a segurança.
O mais importante ao instalar uma cerca eletrificada é ter a concordância do vizinho.
Em caso de discordância, a cerca poderá ser instalada sobre o muro desde que fique inclinada 45◦ graus para o lado interno.
É sempre indispensável avaliar criteriosamente a necessidade em instalar uma proteção eletrificada e se não houver alternativas, consulte um profissional eletricista para ter a certeza de um serviço com segurança.
cerca elétrica

Aterramento elétrico

Crave na terra e reto para baixo, num lugar úmido, distantes 4 metros entre si e a mais de 10 metros de qualquer outro tipo de aterramento elétrico, algumas hastes cobreadas com 2,4 metros de comprimento cada uma.
Interligue-as com um condutor (fio) até o terminal “TERRA” do aparelho.
Atenção: Se no terminal “TERRA” der choque, é preciso instalar mais hastes cobreadas, da mesma forma como as primeiras, pois as perdas elétricas ocorridas nos aterramentos elétricos deixarão a cerca “fraca”.
cerca eletrica
Não esquecer que se a cerca elétrica for atingida por um raio, certamente o equipamento eletrificador será danificado, além do perigo de danos no restante da rede elétrica e demais equipamentos e eletrodomésticos em geral.
Por isso devemos sempre seguir regras de segurança adicionais, como a instalação de dispositivos de proteção contra surtos, os já conhecidos DPS na caixa de disjuntores gerais e para raios em locais altos (telhados ou torres).
Um detalhe importante é manter sempre os arames condutores (fios) galvanizados ou aço inoxidáveis bem esticados por meio de molas presas aos isoladores para evitar acidentes e prolongar o período entre uma e outra manutenção.
cerca elétrica repuxo
Fonte : FazFacíl

Postado por

Felipe Vieira Eletrotécnico a 12 anos trabalha em sua Empresa Fast Help Instalações Elétricas e dedica boa parte do seu tempo a repassar seus conhecimentos aos seguidores do Ensinando Elétrica. O Blog já supera a marca de 6 milhões de visitas desde seu lançamento.

2 Perguntas e Comentarios:

  1. Parabens pelo artigo, muito bom á pagina ensinando elétrica acompanho já a 2 anos e sempre vem me ajudando nas dúvidas!!! Deus continue abençoando..

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse site!!!

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo ao Blog Ensinando Elétrica, deixe sua duvida. que logo responderemos, vasculhe bem o blog tem muita coisa interessante e não se esqueça de virar seguidor e receber atualização de matérias no seu e-mail.

© 2013 Ensinando Elétrica. All rights resevered. Designed by Templateism