Header AD

gifgifs.com

Instalação de Cerca Elétrica

Legislação Normas regularizadoras para cercas elétricas

Ainda não existem no Brasil leis federais e normas específicas que determinem dos requisitos essências de segurança para a instalação a instalação de cercas elétricas.
As normas existentes para regularizar e normatizar esse tipo de proteção na área rural ou urbana ainda são as normas internacionais do IEC (International Electrotechnical Comission) e adotadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Essas normas são a ABNT NBR IEC 60335-2-76, publicada em 03 de dezembro de 2007, tornada obrigatória a partir de 1º de julho de 2011 e a ABNT NBR NM IEC 335-1.
A primeira define apenas os requisitos de segurança construtiva dos ELETRIFICADORES.
A segunda é a norma brasileira que define especificamente a segurança construtiva dos equipamentos eletrodomésticos e similares, estando neste caso também incluso os Eletrificadores.
Existem em alguns Estados ou Municípios, leis estaduais e municipais promulgadas para regularizar a instalação de cercas eletrificadas, mas são apenas locais e não reconhecidas para todo o país.
cerca eletricaEm alguns estados do Brasil fala-se na obrigatoriedade do ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) preenchido pelo profissional eletricista e apresentado ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) para a execução da instalação da cerca elétrica.
Mas não é assim em todo o Brasil, devendo-se então fazer uma consulta prévia a esse órgão em seu município para confirmar essa condição.

Sobre a instalação do eletrificador

eletrificador

O eletrificador é o equipamento utilizado para eletrificar as cercas com uma corrente elétrica pulsante e de elevada tensão entre 8000 a 10000 volts no máximo sem causar a morte ou queimaduras de quem encosta ou esbarra na cerca.
De acordo com a NBR IEC 60335-2-76, além da tensão máxima na saída em 10000 volts, a duração do pulso elétrico deve ter 10 milésimos de segundo.
A corrente máxima deve atingir os cinco mA (miliampères), e os intervalos entre os pulsos elétricos devem ser de 1,2 segundos.
Instale o eletrificador num local, totalmente seco, protegido do sol, das chuvas e de neblinas, numa altura onde os animais e as crianças não possam mexer.
Sua instalação de ser próximo de uma tomada elétrica de 127/220 Volts ou de uma bateria com 12 Volts.
De ambos se o eletrificador for do tipo combinado, neste caso na falta de energia elétrica ele passará automaticamente a operar por bateria.
A maioria dos Eletrificadores que operam por baterias, aceitam o acoplamento de um painel solar devendo este ser compatível ao modelo do eletrificador.

Instalação de cerca elétrica em área rural

A instalação é relativamente simples, constando de moirões de madeira ou de concreto enterrados no chão e distantes entre dois a quatro metros um do outro.
Usam-se isoladores de tipo roldana e arame galvanizado ou de preferência em aço inoxidável nº 14 ou 16, sendo o condutor superior conectado ao eletrificador.
É recomendado a instalação de placas de aviso de cerca eletrificada no mínimo a cada dois metros entre uma e outra.
cerca eletrica

Cerca eletrificada em muros

Neste caso, Todos os condutores são conectados ao eletrificador.
Em cima de muros ou paredes usam-se pontaletes de ferro ou aço chumbados diretamente na cinta de concreto superior ou através de buchas no mínimo nº 8 e parafusos galvanizados.
É proibido usar arame farpado na construção da cerca elétrica, pois compromete a segurança.
O mais importante ao instalar uma cerca eletrificada é ter a concordância do vizinho.
Em caso de discordância, a cerca poderá ser instalada sobre o muro desde que fique inclinada 45◦ graus para o lado interno.
É sempre indispensável avaliar criteriosamente a necessidade em instalar uma proteção eletrificada e se não houver alternativas, consulte um profissional eletricista para ter a certeza de um serviço com segurança.
cerca elétrica

Aterramento elétrico

Crave na terra e reto para baixo, num lugar úmido, distantes 4 metros entre si e a mais de 10 metros de qualquer outro tipo de aterramento elétrico, algumas hastes cobreadas com 2,4 metros de comprimento cada uma.
Interligue-as com um condutor (fio) até o terminal “TERRA” do aparelho.
Atenção: Se no terminal “TERRA” der choque, é preciso instalar mais hastes cobreadas, da mesma forma como as primeiras, pois as perdas elétricas ocorridas nos aterramentos elétricos deixarão a cerca “fraca”.
cerca eletrica
Não esquecer que se a cerca elétrica for atingida por um raio, certamente o equipamento eletrificador será danificado, além do perigo de danos no restante da rede elétrica e demais equipamentos e eletrodomésticos em geral.
Por isso devemos sempre seguir regras de segurança adicionais, como a instalação de dispositivos de proteção contra surtos, os já conhecidos DPS na caixa de disjuntores gerais e para raios em locais altos (telhados ou torres).
Um detalhe importante é manter sempre os arames condutores (fios) galvanizados ou aço inoxidáveis bem esticados por meio de molas presas aos isoladores para evitar acidentes e prolongar o período entre uma e outra manutenção.
cerca elétrica repuxo
Fonte : FazFacíl
Instalação de Cerca Elétrica Instalação de Cerca Elétrica Reviewed by Ensinando Elétrica on 13:58 Rating: 5

2 comentários

  1. Parabens pelo artigo, muito bom á pagina ensinando elétrica acompanho já a 2 anos e sempre vem me ajudando nas dúvidas!!! Deus continue abençoando..

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse site!!!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Deixe seu comentário sobre esse artigo, você também pode personalizar com o emoticons disponíveis acima. Em breve estaremos respondendo. Lembre - se para comentar você deve ser um membro do Blog, você pode seguir pelo gadjet seguidores.

Post AD

gifgifs.com