Header AD

Posição de Disjuntores

LIGAÇÕES ESQUERDO DIREITOPela regra da vida, existe um começo e um fim. Através deste principio devemos também cumprir criteriosamente todos os outros existentes.

Falando em disjuntor, é um acessório de proteção termo magnético utilizado em circuitos elétricos que tem a finalidade de proteger os equipamentos e os condutores. Como todo equipamento elétrico de proteção e comutação tem a entrada e saída, quer dizer o condutor de entrada é ligado no terminal de entrada e a sua saída no terminal de saída.

Ao abrir os olhos nos deparamos com situações que não nos deixa em duvidas por saber o que é correto. Vejamos alguns exemplos que talvez não nos cause nenhum dano. Ex. Ninguém veste uma calça pela perna e sim pela cintura, ninguém calça um sapato pelo calcanhar e sim pelos dedos dos pés e por ai vai obedecendo aos princípios da natureza.

Ninguém faz uma ligação hidráulica com saída de agua por cima da caixa e a entrada por baixo.

Quando algum produto característico de manobra é lançado, com certeza passou por muitos procedimento e testes, isso comprova que existe um começo e um fim.

Resumindo, ninguém faz uma leitura de baixo para cima.

Porque nós ELETRICISTAS temos que ir ao contrario da natureza?

ENTRADA
disjuntor schneider.jpg 3
SAÍDA

Nas distribuições horizontal de um quadro com barramentos bipolar ou tripolar, a alavanca dos disjuntores deverá estar voltada para o centro do barramento na posição de ligado, mas alguns “eletricistas” insistem em instalar os disjuntores na posição inversa.

O correto é os disjuntores do lado esquerdo do barramento ficam com a alavanca voltada para o lado direito quando ligado e os disjuntores do lado direito do barramento ficam com a alavanca dos disjuntores voltados para o lado esquerdo quando ligado.

Veja exemplos;

LIGAÇÃO ENTRADA VERTICAL SAÍDA HORIZONTAL

cicuito disjuntor schneider.jpg 2

cicuito disjuntor schneider.jpg 1

Não fique sem direção, consultem sempre os fabricantes de  disjuntores e seus dispositivos específicos.

Equipe: FONTE REDES ELÉTRICAS

Posição de Disjuntores Posição de Disjuntores Reviewed by Ensinando Elétrica on 21:13 Rating: 5

7 comentários

  1. Eu concordo, mas tive a infelicidade de encontrar um vídeo da Amanco onde o pente de barramento é conectado na parte debaixo dos disjuntores... (vixi!)

    ResponderExcluir
  2. Depende. Os disjuntores em geral não são polarizados você pode ligar os cabos de entrada na posição superior ou inferior dos disjuntores .Os Disjuntores construídos pelas normas NBRIEC 60898-1 e NBRIEC60947-1 não precisam ser polarizados . Mas existem alguns disjuntores, por exemplo, da linha Bolt-on (Lorenzetti) que segue a norma RTQ 5361 que são polarizados e que não aceitam a mudança de posição de alimentação ou seja no disjuntor é identificado a entrada(alimentação) e saída(carga).

    Nenhum risco de sobrecarga nesse circuito.

    ResponderExcluir
  3. eu insisto em dizer que o certo e o fio da rede entre na parte de cima do disjuntor e a saída para circuitos na parte de baixo mais dois amigos meus um diz que o certo e entra por baixo e outo diz que tanto faz. alguém poderia me dizer com certeza qual de nos 3 esta correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os disjuntores modernos não possuem mais polarização, então tanto faz o lado da alimentação. Em termos práticos é melhor colocar-se a trava de trilho do disjuntor para o lado do barramento, pois esse sempre correria para o lado de fora do mesmo.

      Excluir
  4. Também concordo que não tem polaridade ,e sim uma estética dá entrada dá energia ser por cima.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Deixe seu comentário sobre esse artigo, você também pode personalizar com o emoticons disponíveis acima. Em breve estaremos respondendo. Lembre - se para comentar você deve ser um membro do Blog, você pode seguir pelo gadjet seguidores.

Post AD

gifgifs.com