Header AD

Montando um quadro de comandos elétricos

Montagem de Quadros de Comando Elétrico

Os quadros de comando elétrico utilizados juntamente com bombas e motores são fundamentais para o bom funcionamento dos equipamentos. Suas funções são: Comandar o funcionamento das bombas; Selecionar entre funcionamento automático e manual; Proteção contra falta de fase; Prevenção de erros de manobra e Proteção contra a maioria das causas de queima de motores.
Os quadros de comando são geralmente compostos por Caixas Metálicas, Disjuntores Motores; Contatores e relés para acionamento e proteção contra sobrecarga; Bornes, Sinaleiros e chaves comutadoras; Relé de proteção contra falta de fase; Alarme; Chave Soft-starter, etc.
As bombas e motores de maior potência, acima de 7,5HP, principalmente em sistemas de recalque, requerem partida mais suave, pois uma partida instantânea, além de causar grande golpe na tubulação e maior consumo de energia, pode danificar os equipamentos.
Para esta aplicação pode ser usado duas opções: Partida em estrela-triângulo e Soft-starter.
As chaves-estrela triângulo permitem o acionamento dos motores em duas velocidades pré-fixadas: uma mais lenta que ao acionar o equipamento, passa automaticamente alguns segundos depois, para a velocidade de funcionamento constante.
Os quadros com chaves Soft-starter são os mais modernos e seguros para acionamento do motor, possibilitando partidas e paradas suaves, acelera e desacelera evitando golpes na tubulação. Além disto, permitem monitorar falhas e trazem maior proteção aos motores.
Já a montagem de quadro com CLP devemos ser mais cuidadosos. Os CLPs, estão preparados para trabalharem em ambientes severos. Contudo, quando corretamente montados e instalados em locais favoráveis, otimiza-se a sua fiabilidade e vida útil.
A montagem do CLP é na vertical, no entanto, também são possíveis, em algumas marcas/modelos, outras posições de montagem. Para informação detalhada, consultar os respectivos manuais.
A fixação do CLP pode ser efetuada através de: Painel com fixação por parafusos ou Calha DIN com perfil simétrico sendo, neste caso, necessários dois batentes de bloqueio (figura 2) nas faces laterais do CLP .
A Distribuição da Aparelhagem em automatismos de pequena complexidade opta-se normalmente pela distribuição da aparelhagem, na base de fixação (platina), de acordo com a ordem dos aparelhos no circuito de potência (figura 4).
As canaletas são responsáveis pelo acondicionamento dos condutores do painel, incorporando estética e até mesmo facilitando a manutenção e limpeza do mesmo.
As dimensões de canaletas podem ser consultadas no catálogo disponível no link abaixo: 14_08_010 Canaletas.pdf .
Os quadros protegem o painel elétrico como também evita que se ocorra acidentes, como choque elétrico ou dano aos componentes e condutores.
Existem no mercado consumista os mais diversos e variados tipos de painéis e quadro elétricos, cada para uma determinada aplicação.
As dimensões de quadros podem ser consultadas nos catálogos disponíveis nos links abaixo: 14_08_011 Quadros de Comando Standart .
Os terminais são indispensáveis em circuitos de comandos, por aumentar a estética do painel, e principalmente a resistência mecânica dos condutores nos contatos fixos dos componentes, evitando mal contato, e consequentemente, aquecimento.
As características técnicas e dimensões de terminais de compressão comerciais podem ser consultadas nos catálogos disponíveis nos links abaixo: 14_08_021 Terminais Compressão.
Para evitar problemas, os terminais devem ser escolhidos corretamente, de acordo com a utilização, e devem estar crimpados corretamente com equipamento apropriado. 
As características técnicas e dimensões de terminais ilhós comerciais podem ser consultadas nos catálogos disponíveis nos links abaixo: 14_08_022 Terminal Tubular Ilhós.
Também conhecido como PG, os prensa cabos são essenciais para a proteção interna de um painel, seja ele de comando, potencia, proteção, etc. E também prevalesse a estética do mesmo. 

As características técnicas e dimensões de prensa cabos comerciais podem ser consultadas nos catálogos disponíveis nos links abaixo: 14_08_017 Prensa Cabos e Tampoes .

Os condutores deverão ser facilmente identificáveis nos pontos visíveis do painel. Sendo os cabos de alimentação Cabo Positivo ( +24 Vcc) será na cor vermellha e identificação através de anilha com sinal gráfico "+" e o Cabo Negativo ( 0 Vcc) será na cor preta e identificação através de anilha com sinal gráfico "-".
Os condutores de Fase (220 Vac): R será na cor preta e identificação através de anilha com sinal gráfico "R",  Fase S será na cor branca e identificação através de anilha com sinal gráfico "S",  Fase T será na cor vermelho e identificação através de anilha com sinal gráfico "T", o Cabo Neutro ( 0 Vac) será na cor azul e identificação através de anilha com sinal gráfico "N" e finalmente o Cabo de proteção ( Terra ) será de dupla coloração nas cores verde e amarelo e identificação através de anilha com sinal gráfico "GND" .
Caso haja identificação de sequência de fase pela disposição deverá ser feito: da esquerda para direita, de cima para baixo e de frente para trás na seguinte ordem ( R, S, T, N e PE)
O anilhamento identifica e organiza os condutores em seus circuitos, facilitando a montagem e manutenção dos painéis.
Exemplo: R - S - T - N - PE utilizados para Alimentação. X - Y - Z e U - V - W para Ligação ao motor e números 1-2-3-... pra Bornes do circuito de comando.
As características técnicas e dimensões de Conectores de passagem comerciais podem ser consultadas nos catálogos disponíveis nos links abaixo: 14_08_016 Bornes-M.
As características técnicas de anilhas comerciais podem ser consultadas nos catálogos disponíveis nos links abaixo: 14_08_017 Anilhas.

O cabos devem ser ser organizados com fitas ou cadarços com um revestimento de cera com nó mais firme quando amarradas corretamente. O uso de braçadeira serve para manter os cabos bem arranjados e organizados.
As características de braçadeira comerciais podem ser consultadas nos catálogos disponíveis nos links abaixo: 14_09_023 Fixação de cabos.
Para o caso de automatismos de pequena complexidade, que se destinem a serem colocados num armário com todos os elementos aí cablados, o ensaio, tendo em atenção as normas de segurança aplicáveis, deve ser efetuado do seguinte modo:
1. Desligar os aparelhos que alimentam os vários circuitos:
• Circuito de potência: abrir seccionadores, desligar disjuntores-motor, fechar as alimentações pneumáticas e/ou hidráulicas, etc.
• Circuito das saídas: desligar o circuito de alimentação dos pré-atuadores;
• CLP: desligar o seu circuito de alimentação.

2. Verificar as regulações e as proteções dos aparelhos;
3. Ligar o cabo de alimentação do automatismo à rede elétrica e, após, estabelecer o fornecimento de energia;
4. Ligar o disjuntor da alimentação do CPL e verificar o seu funcionamento, atuando sobre os sensores. Proceder à afinação e regulação do programa;
5. Manter o circuito de potência desligado, ligar o circuito de alimentação das saídas do CLP e verificar o funcionamento dos pré-atuadores;
6. Ligar a alimentação do circuito de potência e proceder ao ensaio em carga do automatismo.
Para o caso de automatismos complexos, o ensaio deve ser feito recorrendo a simuladores que permitam verificar todas as situações de funcionamento.


Montando um quadro de comandos elétricos Montando um quadro de comandos elétricos Reviewed by Ensinando Elétrica on 20:53 Rating: 5

5 comentários

  1. Ótima postagem, a Montagem de Painéis Elétricos é essencial em diversas situações, nos quais comércios, empresas ou indústrias de muitos segmentos necessitam manter as instalações elétricas bem organizadas, seguras e com um sistema de controle qualificado.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns colega. É gratificante fazer o que gosta. Ser humildade e repassar o que sabe na intenção de ampliar conhecimentos.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei do curso pela internet obrigado deus vocês

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei do curso pela internet obrigado deus abençoe todos vocês

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de fazer um curso voltado para controle de bomba d'Água no rio de janeiro

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Deixe seu comentário sobre esse artigo, você também pode personalizar com o emoticons disponíveis acima. Em breve estaremos respondendo. Lembre - se para comentar você deve ser um membro do Blog, você pode seguir pelo gadjet seguidores.

Post AD

gifgifs.com