Ensinando Elétrica  | Dicas e Ensinamentos

O conhecimento muda a vida das pessoas

#

Calculo de Disjuntores


Vamos partir das seguintes padões mínimos para disjuntores:

Iluminação residêncial básica
Disjuntores não deve ser superiores a 10A;

Cabos devem ser de 1,5mm2,

Não utilizar cabos de grande bitola em disjuntores baixa de corrente, isto irá alterar a corrente com que estes irão desarmar.

Circuitos de TUG's (Tomadas de Uso Geral - tomadas comuns da casa)
Disjuntores NÃO devem ser superiores a 20A;

Cabos devem ser de no mínimo 2,5mm; Não Agrupar no mesmo circuito tomadas que usem simultâneamente potências que se somadas ultrapassem a 2540W em 127V e 4400W em 220V.


Circuitos de TUE's (Tomadas de Uso Exclusivo - Chuveiro, Ar condicionado e outros)

Verificar manual do equipamento, normalmente indica o disjuntor a ser utilizado ou a corrente de consumo;

Cabos devem ser apropriado a distância e correntes envolvidas, cabos de bitola inferior poderão ser danificados ou os equipamentos não funcionarão adequadamente;
Não Agrupar no mesmo circuito mais de uma tomada de uso exclusivo.

Para outros casos utilize o seguinte cálculo :

Circuitos puramente resistivos (aquecedores, lâmpadas comuns, etc): Disjuntores Curva B

Divida a potência total do circuito pela tensão que este irá trabalhar.

Exemplo :

Um aquecedor de 3500W ligado a uma tomada de 127V, pegamos 3500 e dividimos por 127 o que dará uma corrente de aproximadamente 28A. então o disjuntor ideal para este circuito será um de 32A.
Importante note que as tomadas comuns no mercado são para 10A e 20A então para 28A será necessário uma tomada especial senão irá derreter.

A bitola do cabo dependerá da distância e do modo de instalação.

Circuitos com elementos Indutivos (motores, reatores, etc) : Disjuntores Curva C
Verifique no equipamento qual a corrente de consumo.

Equipamentos com consumo acima de 10A é aconselhável um circuito exclusivo.
Em casos de equipamentos de alto consumo acima de 20A não invente consulte um técnico. Os cálculos envolvidos são um pouco mais complexos para leigos, principalmente se tratarem de equipamentos bifásicos ou trifásicos.

9 comentários:

  1. Bom dia aqui em casa vou colocar 24 tomadas de 127 mais vou em breve passar todas para 220 qual o dinjuntor adequado e se posso liga-las em um único circuito obs:o do micro ondas e d será individual.
    As luzes serão 12 lâmpadas de 220 e quando colocar o gesso será acrescentado 10 luzes pequenas qual doutor devo usar e se pode ser feito em unico circuito individual só para lâmpadas o chuveiro será individual e o ar também obrigado

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde aqui em casa eu vou colocar 28 tomadas de 10A se do que uma sera de 20 A que disjuntor usar nas TUG?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O dimensionamento não é feito tendo como parâmetro a corrente que a tomada suporta sem haver sobreaquecimento dos bornes, e sim pela potência aparente que as tomadas tem. Tomando como base a NBR 5410 e também que será divido entre circuito das TUG cozinha e TUG casa, então pode-se ter uma base, mas nada assertivo sem conhecer a realidade da instalção:

      Cozinha contendo 5 tomadas: 3 tomadas 600VA; 2 tomadas 100VA
      Resto da casa 23 tomadas: Banheiro 1 tomadas de 600 VA; Área de Serviço 2 tomadas de 600VA; quartos/salas 20 tomadas 100 VA.

      Para as TUG cozinha: uma potência aparente de 2000 VA, considerando a tensão de 220V, pode-se utilizar um disjuntor de 10A ou 16A, mas ainda deve-se observar as disposições dos circuitos nos eletrodutos para ter certeza.

      Para as outras tomadas: Potência aparente de 3800VA. Aconselho em fazer divisões de circuito, como: um circuito para o banheiro e a área de serviço e outro para o resto das tomadas, assim: banheiro/área = 1800VA, considerando apenas isso, disjuntor de 10 ou 16 A em 220V
      TUG sala/quarto: 2000VA, disjuntor de 10 ou 16 A.

      Claro, isso é apenas uma especulação, sem conhecimento da residência. Caso queira uma informação especializada e correta, responder aqui, pois serei notificado. Boa sorte!

      Excluir
  3. Moro no sitio aqui tem três casas qual disjuntor devo usar

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite venho através deste e-mail informar que gostei muito das informações de vocês e me ajudou muito

    ResponderExcluir
  5. Bom dia
    Tenho uma casa com 70 tomadas e 20 pontos de luz, dividi em 3 circuitos tomadas e lâmpadas. Qual é a amperagem que devo usar nos disjuntores? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, acredito que você deveria dividir em mais circuitos devido a quantidade de tomadas, pq ai você utiliza vários disjuntores para cada seção da casa e um disjuntor geral

      Excluir
  6. Boa noite!posso colocar tomada e
    iluminação em um mesmo circuito fazendo a divisão de cômodos ? E qual adjuntos usar?. Aqui é 127v!

    ResponderExcluir

Os comentários acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião do Blog Ensinando Elétrica.